Teoria do jornalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O mito da Imparcialidade

De acordo com o que foi estudado na Teoria de Jornalismo de Felipe Pena, a imparcialidade neste meio, não passa de uma ilusão, algo surreal, que só tem base em teoriase não na prática.
Posso citar diversos motivos pelo qual a imparcialidade tornou-se um mito no jornalismo.
Dentre eles inicialmente, devemos focar o jornalista antes de tudo como indivíduo,que nasceu sob aspectos socioculturais, teve sua formação com base em certos valores morais e éticos e tudo isso o influencia na hora de buscar uma notícia, o que pra ele é uma boa matéria talvez nãoseja vista de tal forma por algum colega, tudo irá depender da visão única dele que conforme escrevi acima tem a influência de todo um meio que este viveu e vive.
Temos também que observar ojornal/empresa como indústria de notícias, sim, pois este irá moldar o jornalista conforme seus critérios internos, exemplificando: Digamos que o maior anunciador de um determinado jornal entra em umagrande polêmica, óbvio que o gatekeeper lhe dirá o que falar ou não, o que apresentar de fatos ou não, se irá realmente ter uma coluna/bloco falando disso ou não. Por trás da notícia temos um amplo cenáriode interesses, até porque as empresas jornalísticas são capitalistas: precisam e querem lucrar, a partir disso vemos o valor-notícia, o que é a notícia vendável.
Outro fator relevante é o dotempo e espaço, que no texto é exposto o exemplo de um repórter que acaba de chegar a redação, mas que o telejornal em poucos minutos entrará no ar, então algo será reduzido de certa forma, essa notíciapoderá mesmo que inconscientemente ir ao ar sem alguns detalhes que possam ser até de grande importância.
É citado também que dentro da empresa são formados laços de amizade entre chefes,repórteres etc. E isso pode vir a influenciar também os responsáveis pela busca da notícia, que por admiração, por prestígio acabam se deixando levar aos moldes de seus superiores, vão em busca do tipo que...
tracking img