Teoria_do_Futebol_Exercico_1_Manutencao_da_posse_de_bola-1

388 palavras 2 páginas
Valter Donaciano Correia

Tudo sobre Futebol, os métodos, os conceitos, os princípios, os processos e a teoria tática

Exercício 1:

Manutenção da posse de bola

teoriadofutebol.webs.com; nembriss@hotmail.com
Porque aprender compensa, e futebol é fixe!

Teoria do Futebol
Tipo: Posse de bola sem finalização
Espaço: Espaço de 40 x40 metros com uma zona proibida de 10 x 10 metros. Número: 12 jogadores
Material: 1 bola, 4 cones e 8 marcas sinalizadoras
Duração: 15-20 minutos
Organização do exercício:
Formado por dois quadrados, o maior quadrado é delimitado pelas marcas sinalizadoras e o menor pelos cones. A bola pode circular pelo quadrado menor, mas os jogadores não.
Descrição:
Os jogadores formam duas equipas de 5 jogadores e mais dois
Jokers, que auxiliam a equipa que têm a posse de bola. A equipa atacante troca a bola entre si, tentando manter a mesma em sua posse durante o maior tempo possível. Nenhum jogador, atacante ou defesa, pode entrar no quadrado mais pequeno, mas a bola pode circular nesse quadrilátero.
É importante salientar que a equipa defensora está em inferioridade numérica. Grafismo:

Variações:
1. Criar uma pequena competição. Cada 10 passes completos valem 1 ponto e no fim do exercício ganha a equipa que tiver mais pontos 2.Redução do espaço de jogo para 30x30 metros, mantendo todas as estruturas e o tamanho do quadrado interior
3.Jogar em primeiro toque, após a adaptação dos jogadores ao exercício Este exercício implica aos jogadores concentração, capacidade em segurar a posse de bola e capacidade no passe. Foi criado para treinar a manutenção da posse de bola, e nele podem ser incluídos princípios específicos, dependendo da ideia de cada treinador e respeitando o modelo de jogo definido.
Assemelha-se, no campo, ao mesmo objetivo, que é a manutenção do objeto de jogo. Para uma equipa que joga frequentemente mantendo a posse de bola, este é um bom exercício. Da mesma forma que treina a

Relacionados