Teoria do estado

Páginas: 27 (6532 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
Teoria geral do estado
Sumário:

1-Nação:

2-Pátria:
2.1-Dia da Pátria no Brasil:

3-Soberania:
3.1-Fonte do poder soberano:
3.2-Teoria da soberania absoluta do rei:
3.3-Teoria da soberania popular:
3.4-Teoria da soberania nacional:
3.5-Teoria da soberania do Estado:
3.6-Escolas Alemã e Austríaca:
3.7-Teoria negativista da soberania:
3.8-Teoria realista ouinstitucionalista:
3.9-Limitações da soberania:


4-Fins do estado:


5-Personalidade jurídica:


6-Formas de estado:
6.1-CONCEITO:
6.2-FORMAS DE ESTADO (MODERNO):

7-Formas de governo:


8-Democracia:
8.1-Origens  :
8.2-Formas :
8.3-Democracia no Brasil :


9-parlamentarismo e presidencialismo:
9.1-Parlamentarismo:
9.2- Presidencialismo:

1-Nação:
Apalavra nação vem do latim nātio que, por sua vez, deriva de nāscor (“nascer”). Este vocábulo latim significa “nascimento”, “povo”, “espécie” ou “classe”, entre outras acepções.
Atualmente, o conceito de nação inclui duas representações: a nação política, que se refere ao âmbito jurídico-político e à soberania que constitui um Estado, e a nação cultural, que é uma noção sócia ideológica mais subjetivae que faz referência a uma comunidade humana com determinadas características culturais comuns. De qualquer forma, na linguagem quotidiana, a palavra nação é usada como sinônimo de país, território, povo e Estado, por exemplo:
A concepção cultural de uma nação indica que os seus membros têm consciência de que constituem um corpo ético-político diferente dos restantes, pelo fato de partilharemcertas características (etnia, idioma, religião, tradição ou história comum). Sempre que um Estado se identifica explicitamente como sendo o lar de certa nação cultural, fala-se da existência de um Estado - nação. Há Estados que, apesar das disputas e das contradições que implica esta definição, tentam legitimar-se desta forma.
Também há nações culturais que tentam definir-se unicamente por motivosde etnia ou de raça. Este fato leva a que existam numerosas nações sem território próprio, como a nação cigana, o que demonstra que nem todas as nações culturais constituem um Estado independente e que em todos os Estados independentes são nações culturais. Inclusive, existem nações que, com o passar dos anos, chegam a formar o seu próprio Estado, como é o caso do povo judeu, que constituiu umanação cultural sem Estado próprio até 1948.
2-Pátria:
O termo Pátria, cuja origem vem do latim "patris", (terra paterna) significa a terra natal (onde se nasceu).
Pode também significar a terra adotiva daquele que se sente ligado a ela, por traços culturais e/ou históricos.
É um conceito que remete para outros semelhantes como Nação ou País. Conceitos que tem como base um substrato cultural esocial partilhado e devidamente sedimentado ao longo dos anos.
2.1-Dia da Pátria no Brasil:
Em nosso país, 7 de setembro é considerado o Dia da Pátria, pois foi neste dia, em 1822, que ocorreu a Independência do Brasil.
3-Soberania:
Para a política, a soberania é o exercício da autoridade que reside num povo e que se exerce por intermédio dos seus órgãos constitucionais representativos. ODicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora também define o conceito de soberania como sendo a autoridade suprema do poder público e como a alteza ou excelência não superada em qualquer ordem imaterial.
A exata compreensão do conceito de soberania é necessário para o entendimento do fenômeno estatal, visto que não há Estado perfeito sem soberania. Daí a simples definição de Estado como aorganização da soberania.
A soberania se compreende no exato conceito de Estado. Estado não soberano ou semi-soberano não é Estado. A soberania é uma autoridade superior que não pode ser limitada por nenhum outro poder.
Não são soberanos os Estados membros de uma federação. O próprio qualificativo de membro afasta a idéia de soberania. O poder supremo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria do estado
  • teoria do estado
  • Teoria do estado
  • teorias de estado
  • Teoria do Estado
  • teoria do estado
  • Teoria Do Estado
  • TEORIA DO ESTADO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!