Teoria do estabelecimento de metas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estabelecimento de Metas:
As metas estão sob os holofotes há bastante tempo no mundo do trabalho e, conseqüentemente, na Psicologia Organizacional e do Trabalho. Taylor, aquele mesmo do “estudo dos tempos e dos movimentos”, já discutia a importância de metas para o desempenho dos trabalhadores. Contudo, especificamente para a psicologia do trabalho, é a partir da década de sessenta, que osconhecimentos acerca do impacto das metas sobre o comportamento humano no trabalho alcançando uma maior sistematização. Neste período, aquilo que era um aglomerado de resultados, advindos de estudos isolados uns dos outros, passa a tomar forma de uma teoria.
Teoria do Estabelecimento de Metas - Locke e Latham

A teoria de Locke e Latham (1990), conhecida como Estabelecimento de Metas, baseada emestudos anteriores de Locke, afirma que metas afetam o desempenho na tarefa em três formas:
1° metas energizam o desempenho por motivar as pessoas para exercer esforços de acordo com a dificuldade ou demandas da meta ou da tarefa;
2° metas motivam as pessoas a persistir nas suas atividades durante o tempo, sendo que metas difíceis forçam o indivíduo a manter-se trabalhando por mais tempo do quemetas fáceis;
3° metas claras e específicas direcionam a atenção para os comportamentos relevantes ou resultados.
Os mecanismos de Esforço, Persistência e Direção atuam automaticamente no indivíduo no momento em que existe o comprometimento e há a decisão de se atuar para atingir a meta.
Latham (2003) reitera que metas difíceis conduzem a desempenho superior do que metas fáceis, ou seja,mantendo habilidade constante e quando existe comprometimento com a meta, quanto maior for à meta maior será o desempenho. Variáveis tais como prêmios, feedback e envolvimento do indivíduo no processo decisório somente influenciam o comportamento porque leva a escolha e ao comprometimento com uma meta difícil e o estabelecimento de metas influência a escolha, o esforço e a persistência para descobrirmecanismos de atingir a meta. Num primeiro momento, aparenta certa incongruência de que a expectativa de desempenho para uma meta difícil seja superior se a meta fosse fácil, ou seja, deveríamos ter uma correlação negativa entre desempenho na tarefa e sua dificuldade, mas, para resolver este conflito, Locke e Latham importaram da Teoria de Bandura (1986) o conceito de Autoeficácia.
Auto-eficáciarefere-se à avaliação que o indivíduo faz de sua habilidade de realizar uma tarefa numa certa situação, ou ainda, refere-se às crenças que o indivíduo possui sobre seu valor, potencialidades e habilidades para organizar e executar uma seqüência de ações necessárias para produzir um determinado resultado. Aquele que se sente capaz de realizar uma determinada tarefa, tenderá a se esforçar mais pararealizá la e conseqüentemente também persevera mais, independente se a tarefa pareça ser mais difícil para uns do que para outros.
Desta forma, não haveria conflito com a Teoria das Expectativas de Vroom, no que tange a relação entre expectativa e desempenho em metas difíceis, porque a expectativa é positivamente correlacionada com o desempenho qual seja a meta, enquanto a auto eficácia(expectativa de bom desempenho) afeta a escolha da meta tendendo a serem selecionadas as mais difíceis.
Segundo Locke e Latham (1990, 108), isto ocorre porque, quando comparadas com outros tipos de metas, as metas difíceis e específicas:
1. São associadas com alto nível de auto-eficácia (tanto as metas atribuídas quanto as auto-assumidas).
2. Elas exigem alto desempenho para que o indivíduo sintasatisfação consigo próprio.
3. Possuem menor ambigüidade sobre o que é alto ou baixo desempenho.
4. São tipicamente mais instrumentais na conexão com os resultados.
5. Levam o indivíduo a realizar mais esforços.
6. Estimulam os indivíduos a persistirem por mais tempo.
7. Direcionam a atenção e a ação melhor, e ativam habilidades previamente automatizadas.
8. Motivam os indivíduos a buscar...
tracking img