Teoria do erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Internet, CRM, e-commerce, Call Center, Supply Chain – Como tudo isso se integra as soluções ERP

A internet faz com que o ERP (Enterprise Resourcing Planing) ultrapasse, em termos sistêmicos, as fronteiras da empresa integrando-a cada vez mais com seus clientes, o mercado, fornecedores, o governo, os bancos e até com seus funcionários. A internet transformou o mundo numa imensa rede onde todostem acesso a todas as informações de todas as empresas ligadas a rede. Páginas e arquivos. E tudo, respeitando, é claro, dados sigilosos dentro de um esquema de segurança que não traga prejuízos a ninguém.
A palavra de ordem é a conectividade. De sua mesa de trabalho você se comunica, negocia, compra, vende, se informa. Não importa onde esteja seu interlocutor. No seu bairro, na sua cidade, dooutro lado do país ou do mundo.
E explorando estes recursos, algumas novas aplicações de ERP ganharam força: CRM, Call Center, e-commerce, Supply Chain e apoio logístico.
e-commerce e Supply Chain Management (SCM)
O comércio eletrônico teve início, na verdade, já há mais de duas décadas.
Seja pela troca de documentos, via telex ou fax, seja mais recentemente através das empresas EDI – EletronicData Interchange -, onde as empresas de comunicação viabilizam a compatibilidade entre registros transmitidos pela rede. A própria venda postal via catálogos ou os programas de shopping que proliferam nas emissoras de televisão são um prenúncio de que este tipo de comércio não-presencial funciona.
Uma primeira forma mais avançada de comércio eletrônico surgiu com as montadoras de veículos e asredes de supermercados, que praticamente planejam e replanejam suas encomendas que são colocadas em suas vastas redes de fornecedores, acessando diretamente suas bases de dados.
É natural que a pratica do comercio eletrônico é mais fácil no caso de compras sistemáticas, onde existe um contrato de fornecimento que estabelece as condições básicas de compra e venda; nos casos de “commodities” comprodutos de mesma origem e qualidade (petróleo, energia e ainda na aquisição de materiais de consumo etc) e preços assemelhados.
O comércio eletrônico envolve não somente a venda em si, como também o marketing, a logística de entrega, o pagamento, o suporte pós-vendas, e assistência técnica e principalmente a integração com as soluções ERP das empresas envolvidas.
Oferta para um mercado maisamplo, redução no ciclo de vendas do produto (a Heineken conseguiu reduzir este ciclo de 3 meses para 4 semanas), redução de custos, especialmente com a eliminação de estoques e instalações tradicionais, facilidade da operação (pode ser feita sem sair-se de casa, a qualquer momento), velocidade nas comunicações, são algumas das vantagens básicas do comércio eletrônico.
No que tange as mudanças que ocomércio eletrônico proporciona nas transações de compra e venda, podemos destacar:
Preços dinâmicos, administrados pelo próprio sistema, onde por exemplos produtos perecíveis, como alimentos, ou que exaurem como tickets de viagem e de eventos esportivos e artísticos, ou ainda diárias de hotel vão se alterando a medida que se aproxima a data fatal.
Produtos passiveis de reprodução e distribuiçãodigital como CDs musicais, softwares, livros, revistas e jornais, games, filmes, cursos apresentados nos sites de educação a distancia, produtos financeiros como a compra e resgate de títulos, serviços bancários e outros mais terão uma forte redução em seus preços em função da eliminação de uma serie de custos existentes no processo tradicional. Isto fora a questão da tributação, atualmente sendobastante discutida pelas autoridades.
A possibilidade de uma abrangente analise de preços, processo denominado “shopbots” e feitos por exemplo pelo Miner, um programa brasileiro que pesquisa preços em todos os sites que oferecem o produto solicitado, faz com que haja uma tendência de convergência de valores, pois um preço fora do padrão praticamente retira o produto do mercado. Para garantir ao...
tracking img