Teoria do discurso epico- literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Épica do Discurso
Há várias formas de pensar sobre o discurso, mas o que seria o discurso? É o processo de estruturação da significação único e inesgotável, passível de múltiplasmanifestações. Sua especificidade é o uso da palavra, o discurso é o processo de criar sentido.
Ao longo dos anos da história da humanidade foram criados vários tipos de discursos e será destacado aqui o discursoépico do conhecimento, que usava a palavra para fazer arte, representando esteticamente a dimensão existencial. Por meados do século XVI chegou até a haver um desinteresse crítico pela epopeia porconta da teoria épica de Aristóteles aceita na sociedade, que era de caráter crítico como mais uma reflexão do discurso, então a perspectiva crítico-evolutiva da epopeia perde-se por falta de uma teoriaépica, que por meio do discurso épico pudesse acompanhar as várias manifestações de sua estrutura. Ainda mais que naquele tempo Aristóteles dirigia-se ao estudo da manifestação do discurso e afirmavasobre a epopeia grega chegando a conclusão que ela já estava ultrapassada para a sociedade vigente, enquadrando se apenas na Grécia por causa do “corpus” criticamente delimitado.
Algumas dascaracterísticas da epopéia são: gênero narrativo (elementos específicos do discurso narrativo), personagem, espaço e acontecimento, os quais, relacionados pela instância do narrador, elaboram a estrutura verbalde uma proposição da realidade, não confundindo a narrativa da epopeia com a de ficção. A epopeia tem como unidade o verso, tendo sido o privilégio do poeta. Uma das estruturas da narrativa épica é afusão da realidade histórico-maravilhosa com a realização literária da fusão do real histórico com mítico, elementos distintivos que integrarão juntamente com outros para o resgate da perspectivacrítico-evolutiva épica ocidental.
A Natureza da Matéria Épica
A epopeia é a realização literária especifica de uma matéria épica. A matéria épica pode ser romântica ou em prosa e não é uma...
tracking img