Teoria do conhencimento de david hume

3579 palavras 15 páginas
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos falar sobre o valor, a possibilidade e limites do conhecimento, O pragmatismo. Vamos mostrar qual o valor a possibilidade e até onde o conhecimento se limita.

Conceito de Conhecimento
Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).
O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que não são úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoseologia. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dadoe informação. O valor do Conhecimento
Com frequência escutamos pessoas falando sobre a importância de ter conhecimento. Alguns chegam a falar que vivemos na sociedade do conhecimento. Parece haver uma força cultural que nos impele a assumir o objetivo prioritário de ter conhecimento.

Por outro lado, se observarmos aquilo que o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C) escreveu no primeiro parágrafo de um dos seus livros: "todos os homens têm, por natureza, desejo de conhecer". Podemos concluir, então, que o impulso para conhecer vem pelo menos de dois lados: da natureza e da cultura.

A possibilidade do conhecimento

1. Dogmatismo – É a certeza de algo relativo a uma doutrina. É o não questionamento da razão. Está fundado em princípios, não se questiona o conhecimento, é uma atitude natural de conhecimento.
O dogmatismo está dividido em: teóricos – conhecimentos teóricos determinados, éticos – ocupam-se da moral e religioso – ocupa-se dos elementos sagrados.

2. Ceticismo - É o

Relacionados

  • Teoria valor
    991 palavras | 4 páginas
  • Teoria geral do conhecimento
    6795 palavras | 28 páginas