Teoria do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual o conhecimento que temos das coisas? Será que os argumentos dos antigos referente a metafísica era correto? Podemos realmente conhecer alguma coisa referente a Deus? Esse mundo espiritual doqual falam os religiosos merece credibilidade? A tal revelação da qual o homem é agraciado será verdadeira ou tudo não passam de fé desvirtuada da racionalidade? As provas da existência de Deus da qualdefendiam os filósofos metafísicos, de fato será que provam alguma coisa? Em fim, da pra se conhecer alguma coisa fora de nossa realidade sem incorrer no erro do equivoco do engano?.
Todo oconhecimento que temos das coisas, nos foi transmitido pelo experimento da experiência. Tomemos como base uma criança, quando ela vem ao mundo ela não sabe de nada, sua mente estar vazia. Segundo a psicologia,ela tem os primeiros conhecimentos ainda dentro do ventre da mãe, se isso é verdade eu não sei, só estranho o fato de não me lembrar de nada quando estava no ventre de mina mãe, e se isso éconhecimento, para mim de nada serve. O conhecimento que a criança tem, vem por meio do contato com as coisas, ela usa os sentidos para apreender o conhecimento, de modo que se uma criança for sega de nascençajamais saberá descrever as cores, um surdo de nascença jamais saberá algo referente aos sons. O corpo humano é dotado de órgãos justamente para essa finalidade, pois o conhecimento se dar por meio docontato dos órgãos com as coisas.
Não temos conhecimentos inatos, dos quais acreditam alguns filósofos. O que temos de inato é a capacidade de acreditar, já o objeto da crença é transmitido por meioda experiência ou por explorar essa capacidade que o homem tem de crer ou de ter fé. Dito isso, todo conhecimento que o homem tem das doutrinas religiosas não passam de conceitos, nem a moralidade nãoé inata, nem muito menos universal, ela é a pena ensinada da forma mais brutal com que um homem possa ensinar uma pessoa, pois explora a quilo que ele tem de inato que é a capacidade de acreditar....
tracking img