Teoria do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria do Conhecimento




RESUMO

Pensar em teoria do conhecimento é exigir uma reflexão das mudanças ocorridas na sociedade do conhecimento tendo como base o processo crescente de informatização da vida em sociedade. A realidade, nas duas últimas décadas, tem a marca da ciência e tecnologia, ou do conhecimento. Sob outra forma de expressar, corresponde à globalização competitiva, ondea acumulação de capital provocou mudanças na concepção dos valores sociais e morais. Existem muitas maneiras de educar para a construção de valores morais, sociais.

Palavras Chaves: Ciência; Conhecimento; Mudanças.


INTRODUÇÃO


O que é teoria do conhecimento? Muitas são as interrogações a respeito do conhecimentos. Questões que o ser humano consciente quer responder embora nem sempreencontre respostas convincentes.
Pesquisadores humanistas concordam que o conhecimento, assim como valores, estão atrelados à educação. “A educação não cria o homem e sim, lhe ajuda a criar-se a si mesmo..”( Debesse). Regina Célia Baptista Belluzzo em sua obra “A educação na sociedade do Conhecimento” afirma que:
“Há necessidade de se entender que aprender é um processo complexo, onde o serhumano deve ser o sujeito ativo na construção do conhecimento, e que este somente se dá a partir da ação do sujeito sobre a realidade. O conhecimento é o principal fator de inovação disponível ao ser humano. O conhecimento não é constituído de verdades estáticas, mas um processo dinâmico, que acompanha a vida humana e não constitui em mera cópia do mundo exterior, sendo um guia para ação. Eleemerge da interação social e tem como característica fundamental poder ser manifestado e transferido por intermédio da comunicação. Assim a capacidade de aprender, de desenvolver novos padrões da interpretação e de ação, depende da diversidade e da natureza vária do conhecimento”.

A questão da teoria do conhecimento é um tema inerente às especulações filosóficas, desde a antiguidade grega. Éconhecida pelos filósofos como gnosiologia, crítica do conhecimento ou epistemologia.
Em que consiste, a teoria do conhecimento? A teoria do conhecimento pode ser definida como a investigação, acerca do conhecimento verdadeiro. Existe uma diversidade de teorias do conhecimento porque os filósofos sempre se preocuparam com a temática, sendo difícil constatar uma coincidência de pensamento econceitos entre eles. Dentre os principais princípios da teoria do conhecimento podemos citar as fontes primeiras do conhecimento; o processo que se transforma em juízos; o jeito de considerar a atividade do sujeito frente ao objeto a ser conhecido, sendo tratada, a partir da Idade Moderna, como uma disciplina central da filosofia.
Nesse processo de valorização da teoria do conhecimento colaboraram asobras do filósofo francês René Descartes (1596- l650), do filósofo inglês John Loock (632- 1704), e do filósofo alemão Immanuel Kant ( l724- 1804), portanto a teoria do conhecimento é uma reflexão filosófica com o objetivo de investigar as origens, as possibilidades, os fundamentos, a extensão e o valor do conhecimento. Por estas razões ela é analisada como uma disciplina central da filosofia.Para, existir conhecimento é necessário que haja a relação entre dois elementos básicos: um sujeito conhecedor (mente) e um objeto conhecido (a realidade). Só haverá conhecimento se o sujeito conseguir apreender o objeto, isto é, representá-lo mentalmente. Paulo Ronca afirma que “O conhecimento se dá, na possibilidade do indivíduo operar sobre o que percebe ou sobre o que memoriza” (p.124).
“Noconhecimento defrontam-se consciência e objeto, sujeito e objeto. O conhecimento aparece como resultado da relação entre esses dois elementos. Nessa relação, sujeito e objeto, permanece eternamente separado. O dualismo do sujeito e do objeto pertence à essência do conhecimento”.
Refletindo sobre os conceitos da teoria do conhecimento, podemos concluir que o conhecimento faz parte de uma...
tracking img