Teoria do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria do Conhecimento

As ciências, no estado em que se encontram, são o resultado de tentativas ocasionadas e de pesquisas cada vez mais metódicas e científicas nas etapas posteriores.
A ciência é uma das poucas realidades que podem ser legadas às gerações seguintes. Os homens de cada período histórico assimilam os resultados científicos das gerações anteriores, desenvolvendo e ampliandoalguns aspectos novos.
A ciência, nos moldes em que se encontra hoje, é relativamente recente. Só na idade moderna da história adquiriu o caráter cientifico que tem atualmente. Entretanto, desde o inicio da humanidade já se encontravam os primeiros passos rudimentares de conhecimentos e de técnicas que constituiriam a futura ciência.
O conhecimento e seus níveis
O homem não age diretamente sobreas coisas. Sempre há um intermediário, um instrumento entre eles e seus atos. Isso também acontece quando ele faz ciência,quando investiga cientificamente. Ora, não é possível fazer um trabalho cientifico sem conhecer os instrumentos. E esses se constituem de uma serie de termos e de conceitos que devem ser claramente distinguidos, de conhecimentos a respeitos das atividades cognoscitivas que nemsempre entram na constituição da ciência, de processos metodológicos que devem ser seguidos, a fim de chegar-se a resultados de cunho cientifico e, finalmente, é preciso imbuir-se de espírito cientifico.
O que é conhecer? È uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e objeto conhecido. No processo de conhecimento o sujeito cognoscente se apropria, de certo modo, do objetoconhecido.
Se a apropriação é física, sensível, por exemplo,a representação de uma onda luminosa, de um som, o que acarreta uma modificação de um órgão corporal do sujeito cognoscente, tem-se um conhecimento sensível. Tal tipo de conhecimento é encontrado tanto em animais como no homem.
Se a representação não é sensível, o que ocorre com realidades, tais como conceitos, verdades, princípios e leis,tem-se então um conhecimento intelectual.

O conhecimento humano se divide em quatro níveis ou formas, permitindo quatro espécies de consideração sobre uma mesma realidade:




Conhecimento Empírico

Conhecimento empírico, também chamado de vulgar ou de senso comum, é o conhecimento do povo, obtido ao acaso, após ensaios e tentativas que resultam em erros e em acertos. Este tipo deconhecimento é ametódico e assistemático.
A pessoa comum, sem formação para operacionalizar os métodos e as técnicas cientificas, tem conhecimento do mundo material exterior onde se acha inserida e de um certo numero de pessoas, seus semelhantes, com os quais convive.
Ele é:
Superficial - conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas.
Sensitivo -referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária.
Subjetivo - é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos.
Assistemático - a organização da experiência não visa a uma sistematização das idéais, nem da forma de adquirí-las nem na tentativa de validá-las.
Acrítico - verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifesta sempre deuma forma crítica.

Conhecimento Filosófico

O conhecimento filosófico distingui-se do conhecimento cientifico pelo objeto de investigação e pelo método. O objeto das ciências são os dados próximos, imediatos, perceptíveis pelos sentidos ou por instrumentos, pois, sendo de ordem material e física, são por isso suscetíveis de experimentação. O objeto da filosofia é constituído de realidadesmediatas, imperceptíveis aos sentidos e que, por serem de ordem supra-sensiveis, ultrapassam a experiência.
O ordem natural do procedimento é, sem duvida, partir dos dados materiais e sensíveis (ciência) para se elevar aos dados de ordem metafísica, não sensíveis, razão ultima da existência dos entes entes em geral (filosofia. Parte-se do concreto material para o concreto supramaterial, do...
tracking img