Teoria do conhecimento do método científico de goethe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria do conhecimento
do método científico de Goethe
Texto de Rudolf Steiner (1ª edição 1886)
________________________________________
Versão de estudo para os amigos da refelxão filosófica!
traduzida por Marcelo da Veiga
________________________________________
Índice
1.Prefácio
2.Experiência
3.Pensar
4.Ciência
________________________________________1.Prefácio à edição nova
Ao revisar hoje esta teoria de conhecimento, publicada pela primeira vez em 1886, devo considerá-la também como o fundamento gnosiológico e a justificação de tudo que posteriormente disse e publiquei. Ela fala de uma essência do ato cognitivo que abre o caminho do mundo sensorial para o espiritual.
Poderia parecer estranho que este texto publicado em minha juventude, que estácompletando quase quarenta anos de idade, apareça hoje praticamente inalterado e apenas ampliado por algumas notas. Ele mostra os vestígios de um pensamento que se familiarizou com a maneira de pensar que vivia na filosofia de quarenta anos atrás. Se o escrevesse hoje, eu diria muitas coisas de outra maneira. Mas não diria nada diferente sobre a essência do ato cognitivo.
O que eu escrevesse hojenão revelaria, no entanto, tão fielmente os pontos de partida da minha visão espiritual do mundo. Assim somente é possível escrever no começo de uma vida cognitiva. Talvez por isso este escrito da juventude possa reaparecer na forma inalterada. As teorias do conhecimento existentes na época de sua redação tiveram seu desdobramento em teorias posteriores. Me pronunciei sobre estes assuntos em meulivro Os Enigmas da Filosofia. Este livro está sendo reeditado simultaneamente com este na mesma editora.
O que há tempos descrevi em poucas palavras nessa teoria do conhecimento do método científico de Goethe parece-me hoje tão necessário dizer quanto há quarenta anos atrás
Rudolf Steiner, Dornach 1923

O objetivo da Ciência.
É válido para toda ciência o que Goethe expressou de formatão significativa com as seguintes palavras:. "A teoria em si e por si para nada serve a não ser nos levar a crer na conexão dos fenômenos." Pela ciência estamos continuamente relacionando fatos isolados da experiência. Observamos na natureza inorgânica as causas separadas dos efeitos, e procuramos sua conexão nas ciências correspondentes. Constatamos no mundo orgânico gêneros e espécies deorganismos e empenhamo-nos em esclarecer suas relações mútuas. Na História nos deparamos com as diferentes épocas culturais da humanidade e procuramos entender as dependências internas entre uma e outra etapa da evolução histórica. Assim, cada ciência tem de cumprir a sua tarefa dentro de um determinado campo de fenômenos, no sentido da frase de Goethe acima referida.
Cada ciência tem, portanto, seucampo específico, no qual procura descobrir a conexão dos fenômenos. Mesmo assim ainda resta uma grande dualidade em nossos trabalhos científicos:
-os conceitos e as idéias elaborados nas diferentes ciências e
-os objetos aos quais se referem.
É preciso haver, por conseguinte, uma ciência que também aqui esclareça as relações mútuas. O objeto dessa ciência é o mundo ideal e o mundo real, aoposição entre idéia e realidade. Também estes dois pólos precisam ser conhecidos em suas mútuas relações
O objetivo das seguintes explanações é, pois, procurar estas relações. Cabe-nos analisar o fato da existência da ciência por um lado, e a natureza e a história por outro. Qual significado possui a reprodução do mundo exterior na mente humana, qual a relação existente entre o nosso pensar sobre osobjetos da realidade e estes próprios?
________________________________________

2.A EXPERIÊNCIA.

l. Definição do Conceito da Experiência.
Existem, portanto, dois campos contrapostos um ao outro: o nosso pensar e os objetos com os quais o mesmo se ocupa. Chamemos a estes últimos, enquanto acessíveis à nossa observação, de conteúdo da experiência. Vamos por enquanto deixar...
tracking img