Teoria do ba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os autores Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka propõem de uma forma simples e dinâmica um modelo de processo de criação de conhecimento para entender a natureza de criação de conhecimento, e para gerenciar esse processo de uma forma eficaz. Este modelo é composto por 2 elementos:

• SECI (Espiral do Conhecimento)
• Espaço BA

Estes 3 elementos interagem entre si de forma orgânica edinâmica. Os ativos de conhecimento de uma organização são mobilizadas e compartilhadas no conceito de BA, enquanto o conhecimento tácito mantido pelos indivíduos é convertido e amplificado pela espiral do conhecimento.
Os três elementos devem ser integrados sob uma liderança clara para que a organização crie conhecimentos de forma contínua e dinâmica, onde se deve tornar uma disciplina para os membrosda organização.
O modelo SECI (Espiral do Conhecimento)
O conhecimento organizacional é constituído por dois componentes principais: as formas de interação do conhecimento e os níveis de criação do conhecimento (NONAKA; TAKEUCHI, 1997).
Essas formas de interação entre o conhecimento tácito e conhecimento explícito e entre indivíduo e organização resultarão em quatro processos de conversão doconhecimento que constituem o modelo SECI (espiral do conhecimento), de acordo com a figura abaixo:

Segundo Nonaka e Takeuchi (1997), os quatro processos de conversão do conhecimento são dependentes, porém cada um possui características, essas são:
• Socialização (tácito para tácito) é o processo de compartilhamento de experiências que resulta na criação do conhecimento tácito, como modelosmentais ou habilidades técnicas compartilhadas. Sem alguma forma de experiência compartilhada, é quase impossível uma pessoa interpretar o raciocínio do outro;
• Externalização (tácito para explícito) baseia-se na formulação do conhecimento explícito pelo compartilhamento do conhecimento tácito. Este é traduzido para explícito por meio do uso de palavras e/ou imagens, diálogo, reflexão coletiva,metáforas, analogias e hipóteses, além da dedução, indução e abdução. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997), dos quatro modos de conversão do conhecimento esta fase é a mais importante, pois cria conceitos novos e explícitos para as organizações;
• Combinação (explícito para explícito): o conhecimento é fundamentado na análise do conhecimento codificado em documentos, memorandos, redes de comunicaçãocomputadorizadas, conversas ao telefone, banco de dados e etc. É um processo de estruturação de conceitos em um sistema de conhecimento, envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito, e ocorrem troca e combinação de conhecimentos por meios como documentos, reuniões ou redes de comunicação computadorizadas;
• Internalização (explícito para tácito) é o processo deincorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito. É intimamente relacionado ao "aprender fazendo". Quando são internalizadas nas bases do conhecimento tácito dos indivíduos sob a forma de modelos mentais ou know-how técnico compartilhado, as experiências, com a socialização, externalização e combinação, tornam-se ativos valiosos. Esse conhecimento tácito acumulado precisa ser compartilhado comoutros membros da organização, iniciando assim nova espiral de criação do conhecimento.
Explicitadas as quatro fases de criação do conhecimento, é possível entender que o conhecimento organizacional é criado mediante interação contínua e dinâmica, e essa interação é moldada por um aspecto fundamental, as relações de confiança (solicitude).





Conceito BA
Segundo o autor Hirotaka TakeuchiIkujiro Nonaka BA significa lugar.
Definindo BA como um contexto compartilhado em movimento, no qual o conhecimento é partilhado, criado e utilizado.
BA é o tempo e o espaço fenomenológico onde o conhecimento emerge, como uma “corrente de significado”. Consideramos como um espaço físico como uma sala de reuniões, BA é uma forma de organizar a criação de significados e não se limita a uma...
tracking img