teoria do Atutocuidado

597 palavras 3 páginas
TEORIA DO AUTOCUIDADO

1.Quais os elementos presentes?
A Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem engloba três aspectos gerais: o autocuidado, a execução do autocuidado e a exigência terapêutica do mesmo. Sendo assim, o autocuidado é a prática de cuidados executados pela pessoa portadora de uma necessidade para manter a saúde e o bem-estar, é o cuidar de si. A execução do autocuidado partem de ações voluntárias e intencionais com a finalidade de contribuir de forma direcionada a integridade, o funcionamento e o desenvolvimento humano. Essas ações estão relacionadas a fatores como idade, sexo, cultural, modalidades de diagnóstico e de tratamento, fatores familiares, padrões da vida, como a prática regular em atividades sejam físicas ou voltadas a comunidade. Por último, a exigência terapêutica do autocuidado constitui a totalidade das ações citadas acima por meio de métodos válidos para contribuir para o funcionamento estrutural.
2.Como a Enfermagem atua?
A Teoria do Autocuidado é desenvolvida na Enfermagem como fundamental quando o indivíduo não consegue manter, continuamente, a qualidade nem quantidade do autocuidado necessários para manter o seu padrão de vida, recuperar-se da patologia ou lesão e enfrentar os seus efeitos futuros; bem como também funciona como facilitadora da organização do cuidado intra e extrahospitalar, do aprofundamento do vínculo formado entre o enfermeiro e paciente e como favorecedora do padrão de resposta dos pacientes frente a diversos agravos. Demostra, assim, a amplitude de sua aplicabilidade e proximidade com prática de enfermagem.
3.Quais características observadas?
A Teoria do Autocuidado se incorpora por meio de três requisitos básicos: universais, desenvolvimentais e desvio de saúde. Primeiramente, os requisitos universais são comuns a todos que, auxiliando no funcionamento estrutural, estão associados com o processo e progresso da vida, priorizando a manutenção da integridade humana, como a ingestão de

Relacionados