Teoria disney

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo de Gestão Disney

A Disneylândia comemora 50 anos de existência e continua encantando pessoas do mundo inteiro. Prova é que 64% de seus visitantes são reincidentes. Representa toda a fantasia de Walt Disney, que nunca seguiu qualquer teoria administrativa existente, a não ser a sua filosofia de sonhar, acreditar, ousar e fazer, com muita persistência e garra. Além disso, é o marco em queo foco passa a ser o cliente. O estilo Disney de administração busca a excelência em todos os níveis no atendimento aos clientes externos - os consumidores dos produtos e serviços da empresa, e também aos clientes internos - seus funcionários. Para a Disney, não há “hierarquia de cargos”, ao contrário de certos modelos de administração existentes, como, por exemplo, o estilo piramidal.

As dezcrenças que estão no coração da metodologia de Disney são (Capodagli; Jackson, 2000):
1. dar a cada membro de sua organização a chance de sonhar e liberar a criatividade contida nesses sonhos: a participação de cada membro da equipe dá um senso de compromisso com a empresa (enquanto a taxa de rotatividade dos funcionários de parques temáticos beira os 100%, na Disney a taxa é inferior a 30% eno nível gerencial é inferior a 6%).
2. permanecer firme em suas crenças e princípios: alinhar a missão com a visão, tendo como base os valores e as crenças da empresa.
3. tratar seus clientes como hóspedes: os funcionários são instruídos a serem agradáveis e polidos, tratando cada cliente como uma pessoal especial, única, ou seja, um verdadeiro hóspede.
4. apoiar os empregados,dar-lhes poderes e recompensá-los: é essencial um foco comum. Quando adequadamente estruturadas, as equipes podem melhorar tudo, do tamanho do lucro à satisfação do funcionário com o trabalho. As pessoas não trabalham somente pelo salário, trabalham também pela realização e pelo orgulho de fazerem parte de uma excelente organização. Um fator de sucesso extremamente importante é a formação de uma equipe,em que a hierarquia deve existir, mas a distância entre os administradores e os funcionários pode ser mínima quando os funcionários de baixo escalão são motivados a expressar suas opiniões e a dar sugestões no grupo, facilitando também a comunicação entre os mesmos.
5. construir relacionamentos duradouros com os principais fornecedores e parceiros: existem vários tipos de parceria entre osclientes e fornecedores, gerentes e colaboradores, empresas industriais e de serviços, instituições educacionais, comunidades e governo. Portanto, uma reunião de trabalho que visa apoiar e fortalecer as posições umas das outras é sempre bem vinda.
6. ousar correr riscos calculados para usufruir as idéias inovadoras: desde o executivo que abre mão do microgerenciamento dos funcionários até asempresas ameaçadas pela concorrência que pararam de satisfazer seus clientes, há a necessidade constante de lançar novas idéias e assumir riscos.
7. treinar extensivamente e reforçar constantemente a cultura da empresa: todo treinamento de funcionários deve ser contínuo, aproveitando o desempenho no desenvolvimento dos talentos de uma pessoa. Deve, também, cumprir o duplo objetivo de orientar osnovos funcionários e reforçar os valores e as tradições da empresa aos veteranos. Isso faz a diferença de uma empresa como um todo.
8. alinhar a visão de longo prazo com a execução no curto prazo: toda criatividade deve ser cuidadosamente administrada. Para tanto, devem seguir diretrizes de planejamento, desde a concepção da idéia, passando pelo estudo da viabilidade, o desenvolvimento, aprodução, os testes, a homologação e, por fim, a implantação.
9. utilizar a técnica de elaboração de storyboard para solucionar problemas de planejamento e comunicação. Storyboard é um método criativo e eficiente para gerar soluções de problemas complexos, pois quebra as situações em partes menores e mais controláveis. Também possibilita partilhar idéias e conceitos numa discussão, extraindo a...
tracking img