Teoria de vroom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria das Expectativas de Vroom
A teoria das Expectativas foi desenvolvida inicialmente pelo psicólogo Victor Vroom em 1964. Este defende que o processo de motivação deve ser explicado em funçãodos objectivos e das opções de cada indivíduo e das expectativas de atingir esses mesmos objectivos, contrariamente às teorias das necessidades de Maslow e Herzberg, uma vez que estas não têm emconsideração as diferenças individuais.
Esta teoria consiste numa abordagem cognitiva, que considera que o comportamento e o desempenho são resultado de uma escolha consciente, sendo que geralmente ocomportamento escolhido é o que se traduz numa mais valia para o indivíduo.
Para Vroom, há três forças básicas que actuam dentro do indivíduo e que influenciam o seu nível de desempenho (figura 2):Valência Motivação Instrumentalidade Expectativa
Figura 2: As três forças básicas
• Expectativa: probabilidade de uma determinada acção conduzir a um resultado desejado. Se um determinado esforço forexercido por um indivíduo que disponibilize de meios e competências para atingir o sucesso, o resultado será um desempenho bem sucedido (expectativa esforço-desempenho). Por outro lado, há que ter emconsideração a expectativa de que, se um determinado esforço tiver sucesso será obtida uma recompensa (expectativa esforço-resultado).
• Valência: valor ou peso que um indivíduo atribui às recompensasobtidas em consequência do seu desempenho. Neste contexto, é imperativo que as recompensas tenham um valor real para o indivíduo que satisfaça as suas expectativas. As valências revestem-se de um carizsubjectivo, uma vez que o sistema de recompensas vigente pode não assumir importância para um indivíduo e ser muito importante para outro.
• Instrumentalidade: percepção de que a obtenção de umresultado está associado a uma recompensa, podendo-se traduzir no grau em que um resultado facilita o acesso a outro resultado. Assim, uma recompensa de primeira ordem (por exemplo uma recompensa...
tracking img