Teoria de voo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DE VÔO
AERODINÂMICA Ramo da física que trata dos fenômenos que acompanham todo movimento relativo entre um corpo e o ar que o envolve. CONCEITOS 1. Massa: Quantidade de matéria que forma um corpo ; Invariável. A quantidade de 1 Kg feijão na Terra é igual a quantidade de 1 kg feijão na Lua. 2. Força: Tudo capaz de produzir ou modificar o movimento de um corpo. 3. Peso: Força da gravidade;Variável. Peso de uma pessoa é maior na Terra do que na Lua. 4. Pressão: Força por unidade de área. 5. Ação ou Reação: A toda ação corresponde uma reação de mesma intensidade e sentido contrário. 6. Densidade: Quantidade de massa por unidade de volume. Varia inversamente com o volume. Maior a densidade, menor o volume. 7. Pressão Estática: Pressão exercida dentro de um recipiente por um fluído emrepouso. 8. Pressão Dinâmica: Pressão produzida pelo impacto do fluído. 9. Velocidade: Relação entre um espaço percorrido e o tempo gasto no percurso, no movimento uniforme. 10. Aceleração: Variação de velocidade que, em cada unidade de tempo, sofre um corpo em movimento. 11. Superfícies Aerodinâmicas: Superfícies que produzem pequena resistência ao avanço, mas não produzem força necessariamenteútil ao vôo.

1

AEROCLUBE DE ARARAQUARA

27/4/2010

TEORIA DE VÔO

12. Vento Relativo: é o ar em movimento relacionado com um corpo também em movimento.

13. Aerofólio: Superfícies aerodinâmicas que produzem força útil ao vôo. Ex.: Hélice e Asa.

2

AEROCLUBE DE ARARAQUARA

27/4/2010

TEORIA DE VÔO
14. Perfil: Formato em corte do Aerofólio. Assimétrico: Aquele que não podeser dividido por uma linha reta em duas partes iguais. Simétrico: Aquele que pode ser dividido por uma linha reta em duas partes iguais.

3

AEROCLUBE DE ARARAQUARA

27/4/2010

TEORIA DE VÔO
ELEMENTOS DE UM PERFIL Corda: Linha reta que liga o bordo de ataque ao bordo de fuga. Corda Média Geométrica: Aquela que divide a asa ao meio. È a média de todas as cordas da asa. Linha de CurvaturaMédia (Linha Média): Linha que eqüidistância o extradorso e do intradorso. Linha de Espessura: Linha que une o extradorso ao intradorso da asa.

4

AEROCLUBE DE ARARAQUARA

27/4/2010

TEORIA DE VÔO
ESCOAMENTO Movimento de um fluído gasoso ou líquido 2 tipos: a. Laminar ou Lamelar b. Turbulento ou turbilhonado

5

AEROCLUBE DE ARARAQUARA

27/4/2010

TEORIA DE VÔO
TUBO DE ESCOAMENTOCanalização por onde escoa o fluído. 2 tipos: a. Tubo real b. Tubo imaginário

6

AEROCLUBE DE ARARAQUARA

27/4/2010

TEORIA DE VÔO
EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE Quanto mais estreito for o tubo de escoamento, maior será a velocidade do fluído e vice e versa. TEOREMA DE BERNOULLI Lei de escoamento: Quanto maior for a velocidade do escoamento, maior será a pressão dinâmica e menor a pressãoestática.

7

AEROCLUBE DE ARARAQUARA

27/4/2010

TEORIA DE VÔO

FORÇAS AERODINÂMICAS Vôo normal: Ar escoa pela asa com maior velocidade no extradorso do que no intradorso – curvatura acentuada. Extradorso: Maior pressão dinâmica e menor pressão estática. Intradorso: Maior pressão estática e menor pressão dinâmica. Resultante Aerodinâmica: Força dirigida para para cima e para trás geradapelo diferencial de pressão. Centro de Pressão: Centro aerodinâmico. Ponto por onde passa a Resultante Aerodinâmica. Dividida em duas componentes: Sustentação e Arrasto.

8

AEROCLUBE DE ARARAQUARA

27/4/2010

TEORIA DE VÔO

1. Sustentação: Componente da Resultante Aerodinâmica perpendicular ao vento relativo, e que sustenta o peso do avião. 2. Arrasto Componente da ResultanteAerodinâmica paralela a direção do vento relativo. Força prejudicial, e por isso deve ser a menor possível.

9

AEROCLUBE DE ARARAQUARA

27/4/2010

TEORIA DE VÔO

2.a. Arrasto Induzido Ar escoa sobre uma asa – pressão estática é maior no intradorso do que no extradorso. Ar escapa do intradorso em direção ao extradorso através das pontas das asas - formação de um turbilhonamento em espiral...
tracking img