TEORIA DE SISTEMAS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1- PRINCIPAIS CONCEITOS – TEORIA DE SISTEMAS

O biólogo alemão Ludwig Bertalanffy elaborou no final da década de 1950 uma teoria interdisciplinar para transcender os problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais (seja físico, biológicos, sociológicos, químicos etc.) e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada umapudessem ser utilizadas pelas demais. Essa teoria interdisciplinar – denominada Teoria Geral dos Sistemas (TGS) –demonstra o isomorfismo das ciências, permitindo a eliminação de suas fronteiras e o preenchimento dos espaços vazios (espaços brancos) entre elas. A TGS é essencialmente totalizante: os sistemas não podem ser compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma das suaspartes. A TGS se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. Os vários ramos do conhecimento – até então estranhos uns aos outros pela especialização e conseqüente isolamento – passaram a tratar os seus objetivos de estudo sejam físico, biológicos, psíquicos, sociais, químicos etc.) como sistemas. E inclusive a administração.
A TeoriaGeral da Administração passou por uma gradativa e crescente ampliação do enfoque desde a abordagem clássica – passada pela humanística, neoclássica, estruturalista e behaviorista – até a abordagem sistêmica. Na sua época, abordagem clássica havia sido influenciada por três princípios intelectuais dominantes em quase todas as ciências no início deste século: o reducionismo, o pensamento analíticoe o mecanismo.
a) Reducionismo: é o principio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser decompostas e reduzidas em seus elementos fundamentais simples, que constituem as suas unidades indivisíveis. O reducionismo desenvolveu-se na Física (estudo dos átomos) , na Química (estudo das substâncias simples), na Biologia (estudo das Células), na Psicologia (estudo dos instintos enecessidades básicas) na Sociologia (indivíduos sociológicos) O taylorismo na administração é um exemplo clássico do reducionismo. O reducionismo faz com que as pessoas raciocinem dentro de jaulas mentais, como se cada raciocínio estivesse dentro de um escaninho ou compartimento intelectual apropriado para cada tipo de problema ou assunto. É graças ao reducionismo que existem as diversas ciências, comoa Física, a Química, a Biologia etc. Mas teria sido a natureza ou o homem quem fez essa separação entre as ciências?
b) Pensamento Analítico: é utilizado pelo reducionismo para explicar as coisas ou tentar compreende-las melhor. A análise consiste em decompor o todo, tanto quanto possível, na suas partes mais simples, que são mais facilmente solucionadas ou explicadas para, posteriormente,agregar essas soluções ou explicações parciais em uma solução ou explicação do todo. A solução ou explicação do todo constitui a soma ou resultante das soluções ou explicações das partes. O conceito da divisão do trabalho e de especialização do operário são manifestações típicas do pensamento analítico. O pensamento analítico provém do método cartesiano: vem de Descartes 91596-1650) a tradiçãointelectual ocidental quanto à metodologia de solução de problemas.
c) Mecanicismo: é o principio que se baseia na relação simples de causa-e-efeito entre dois fenômenos. Um fenômeno constitui a causa de outro fenômeno (seu efeito), quando ele é necessário e suficiente para provocá-lo. Como a causa é suficiente para o efeito, nada além dela era cogitado para explicá-lo. Essa relação utiliza o que hojechamamos sistema fechado: o meio ambiente era subtraído na explicação das causas. As leis excluíam os efeitos do meio, as leis de causa-efeito não provêem as exceções. Os efeitos são totalmente determinados pela causa em uma visão determinística das causas.
Com o advento da Teoria Geral dos Sistemas os princípios do reducionismo, do pensamento analítico e do mecanicismo passam a ser substituídos...
tracking img