Teoria de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2918 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Existe uma relação entre todos os elementos e constituintes da sociedade. Os fatores essenciais dos problemas públicos, das questões e programas a adotar devem sempre ser considerados e avaliados como componentes interdependentes de um sistema total.

De uma maneira ou de outra, somos forçados a tratar com complexos, com totalidades ou sistemas em todos os campos deconhecimento. Isto implica uma fundamental reorientação do pensamento científico.

Nos últimos anos, o triunfo da biologia molecular, o “fracionamento” do código genético, as consecutivas realizações na genética, na evolução, na medicina, fisiologia celular e muitos outros campos tornaram-se conhecimento comum. Não há como negar que existe uma relação entre as diversas áreas do conhecimento.

ATeoria Geral dos Sistemas foi elaborada, em 1937, por Ludwig Von Bertalanffy, para preencher uma lacuna na pesquisa e na teoria da Biologia. Os seus primeiros enunciados são de 1925 e ela é amplamente reconhecida na administração da década de 60.

Na teoria geral dos sistemas a ênfase é dada à inter-relação e interpendência entre os componentes que formam um sistema que é visto como umatotalidade integrada, sendo impossível estudar seus elementos isoladamente. É disso que trata os conceitos de transação e globalidade, o primeiro se refere à interação simultânea e interdependente entre os componentes de um sistema e o segundo diz que um sistema constitui um todo técnico, dessa forma, qualquer mudança em uma das partes afetará todo o conjunto. Buscava-se uma teoria que fosse comum a todosos ramos da ciência e se pesquisavam os denominadores comuns para o estudo e abordagem dos sistemas vivos. Esta foi uma percepção de diversos cientistas, que entenderam que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes setores do conhecimento humano.
CONCEITO

Sistema é “um todo organizado ou complexo , um conjunto ou combinação de coisas ou partes formando um todocomplexo ou unitário”. Um sistema é um conjunto de objetos unidos por alguma forma de interação ou interdependência . Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema , desde que a relação entre as partes e o comportamento de todo seja o foco da atenção . Define-se SISTEMA como um conjunto de partes diferenciadas em inter-relação umas com as outras, formando um todoorganizado que possui uma finalidade, um objetivo constante. Um sistema é uma totalidade integrada, o que implica que a compreensão da sua natureza e de seu funcionamento não pode ser alcançada pela simples análise das partes que o compõem (as propriedades sistêmicas são destruídas quando um sistema é dissecado – física ou teoricamente – em elementos isolados).Portanto, a abordagem sistêmica enfatizaprincípios básicos de organização ao invés de se concentrar nos elementos ou substâncias básicas. Portanto, um conjunto de partículas que se atraem mutuamente (como o sistema solar ) , um grupo de pessoas em uma organização , uma rede industria, circuito elétrico , um computador ou um ser vivo podem ser visualizados como sistemas.

Realmente, é difícil dizer onde começa e onde termina determinadosistema . Os limites (fronteiras) entre o sistema e seu ambiente admitem certa arbitrariedade . O próprio universo parece estar formado de múltiplos sistemas que se interpretam . É possível passar de um sistema para outro que o abrange , como também passar para uma versão menor e nele contida.

Da definição de Bertalanffy , segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamenterelacionadas , decorrem dois conceitos : o de propósito ( ou objeto ) e o de globalismo ( ou totalidade ) . Esses dois conceitos retratam duas características básicas em um sistema .

Um sistema é :

Um conjunto de elementos

Dinamicamente relacionados

Formando uma atividade

Para atingir um objetivo

Operando sobre dados / energia / matéria

Para fornecer informação / energia / matéria...
tracking img