Teoria de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
A partir da verificação de que não existe um único e melhor jeito de organizar, através de estudos que tinham o intuito de descobrir qual a melhor maneira de administrar. Deste estudo surgiu o conceito de que a administração, como qualquer outra ciência, não consegue se desvendar por si só.

Nesse sentido, a presente pesquisa, trás uma proposta de estudo sobre a cibernética eadministração, a teoria matemática da administração, a teoria de sistema a teoria da contingência na empresa. Para tanto, a base metodológica utilizada foi a pesquisa bibliográfica.

De inicio, o estudo apresenta as conceituações que interessam a administração, e posteriormente verifica as conseqüências desta na administração.

Espero que, a partir destas informações contidas neste trabalho, eupossa contribuir modestamente que seja, para o alargamento do conhecimento cientifico nesta área.

2. CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

2.1. Origens da cibernética

A cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar destinada a estabelecer relações entre várias ciências e permitir que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas demais ciências.

As origens da cibernéticaestão ligadas aos seguintes fatos:

O movimento iniciado por Wiener, em companhia de professores, médicos, físicos e pesquisadores, para desvendar as "áreas brancas na ciência". Assim, a cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar, uma ciência de conexão. A idéia era juntar e não separar.
Com inovações na engenharia, na física, na medicina, etc., exigiram-se maior conexão entre esses novosdomínios e o intercâmbio de descobertas nas áreas brancas entre as ciências. A cibernética surgiu como um novo campo de comunicação e controle.
Com os estudos sobre informação e comunicação. Depois da 1ª Guerra Mundial, percebeu-se a falta de comunicação ente as partes conflitantes, o que poderia ter evitado a terrível catástrofe. Com isso, a informação passou a absorver a atenção do mundocientífico.
Os primeiros estudos e experiências com computadores, que deviam ter como modelo o comportamento humano. A comunicação e o controle no homem e no animal deveriam ser imitados pela máquina.
Na a 2ª Guerra Mundial, Wierner desenvolveu um projeto de avião baseado nos computadores de uso naquela época.
Com a criação da Teoria Geral dos sistemas e a Teoria da Comunicação, a cibernética ampliouseu campo de ação.
Inicialmente, a cibernética tinha uma área de atuação restrita à criação de máquinas de comportamento auto-regulável, semelhante a aspectos do comportamento do homem e do animal, e eram necessários conhecimentos vindos de outras ciências. As aplicações da cibernética estenderam-se da engenharia para a medicina, biologia, psicologia, sociologia, chegando até administração.2.2. Características

2.2.1 Principais conceitos da cibernética

Cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal (homem, seres vivos), seja na máquina. A comunicação integra os sistemas e o controle regula seu comportamento. A cibernética compreende os processos e os sistemas de transformação da informação e sua concretização em processos físicos, fisiológicos, psicológicos,etc.

2.2.2 Campo de estudo da cibernética: os sistemas

Sistema é um conjunto de elementos dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre entradas (dados) e fornecendo saídas (informação).

2.2.3 Representação dos sistemas: os modelos

A cibernética busca a representação dos sistemas através de modelos, que podem ser físicos oumatemáticos. Modelo é a representação simplificada de alguma parte da realidade. Existem três razões para seu uso:

A manipulação de pessoas ou organizações reais é socialmente inaceitável e legalmente proibida.
A incerteza com que a administração lida, cresce rapidamente e aumenta desproporcionalmente as conseqüências dos erros.
A capacidade de construir modelos que representam a realidade...
tracking img