Teoria de rh22

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
A Escola das Relações Humanas
O movimento de valorização das relações humanas no trabalho surgiu a partir da constatação da necessidade de considerar a relevância dos fatores psicológicos e sociais na produtividade.
As bases desses movimentos foram dadas pelos estudos de Elton Mayo, psicólogo norte-americano que desenvolveu uma experiência pioneira no campo do comportamento humano notrabalho, iniciada em 1927 na Western Eletric que teve como objetivo inicial o estudo das influências da iluminação na produtividade, índice de acidentes e fadiga. Seu desenvolvimento veio demonstrar a influência de fatores psicológicos e sociais no produto final do trabalho.
Esta experiência e outras que se seguiram vieram ressaltar a importância de fatores psicológicos e sociais na produção.Conseqüentemente, passou-se a valorizar as relações humanas no trabalho e temas como comunicação, motivação, liderança e tipos de supervisão passaram a ser também considerados na Administração de Pessoal.
A descoberta da relevância do fator humano na empresa veio proporcionar o refinamento da ideologia da harmonização entre o capital e o trabalho, definida pelos teóricos da Administração Cientifica. Comefeito, pode-se dizer que as Relações Humanas constituem um processo de integração de indivíduos numa situação de trabalho, de modo a fazer com que os trabalhadores colaborem com a empresa e até encontrem satisfação de suas necessidades sociais e psicológicas.

 

O Aparecimento da Administração de Recursos Humanos
A menção de Recursos Humanos só começa a ser feita na década de 60 quandotal expressão começa a substituir no âmbito interno das organizações o termo Administração de Pessoal e Relações Industriais.
Segundo GIL (1994-15), atualmente a maioria das empresas brasileiras de grande e médio porte mantém departamento de RH, porém a adoção dessa designação parece estar relacionada aos interesses em apresentar uma característica de modernidade. O aparecimento da Administraçãode Recursos Humanos deve-se à introdução do conceito originário da Teoria Geral de Sistema à gestão de pessoas.
Para CHIAVENATO (1983-513) o conceito de sistema passou a dominar as ciências e, principalmente, a Administração. A abordagem sistêmica hoje, em Administração, é tão comum que às vezes nem nos ocorre que estamos a utilizá-la a todo momento.
Para GIL (1994-16) a Administração deRecursos Humanos pode, ser entendida como a Administração de Pessoal a partir de uma abordagem sistêmica.
O conceito de Sistema é fundamental, no entanto, pode ser definido de diversas maneiras a saber:
- “conjunto de elementos unidos por alguma forma de interação ou interdependência;
- como uma combinação de partes, formando um todo unitário;
- como um conjunto  de materiais ou idéias entre asquais se possa encontrar uma relação;
- como uma disposição das partes ou elementos de um todo, coordenados entre si e que funcionam como estrutura organizada.
Qualquer conjunto de partes que se unam entre si pode ser considerado um sistema desde que as relações entre eles e o comportamento do todo seja o foco da atenção.

 

Características da Administração Sistêmica
O que caracteriza aAdministração de Recursos Humanos é a adoção do enfoque sistêmico ou seja não quer dizer que as empresas ao manter um departamento de Recursos Humanos tenha que seguirem a gestão sistêmica de seu pessoal.
Acontece que na maioria das vezes a designação do RH é dada para conferir ares de modernidade à empresa ficando as atividades de pessoal restrita à rotinas trabalhistas e disciplinares.
Quando umaorganização adota o enfoque sistêmico na gestão de seus RH passam a apresentar determinadas características tais como:
1.- Interdependência das Partes. Possibilidade de identificar suas partes como subsistemas interdependentes. O sistema de administração de RH pode envolver, entre outros, os subsistemas de seleção e de recrutamento que embora distintos apresentam-se intimamente ligado, ou...
tracking img