teoria de relatividadeespecial

2059 palavras 9 páginas
Introdução
O presente trabalho comporta o seguinte tema: “Relatividade especial”. Para a sua efectivação recorreu-se à observação, consulta de fontes bibliográficas que versam sobre o conteúdo abordado ao longo do mesmo.
A teoria da relatividade diz respeito a duas teorias distintas: a teoria da relatividade especial (TER) e a teoria da relatividade geral (TRG). Essas teorias foram criadas pelo físico Albert Einstein e apesar de serem fascinantes são pouco compreendidas.
O estudo da teoria Relatividade especial assumem um papel relevante na medida em que proporcionam a consolidação dos conhecimentos teóricos com a prática de modo a habilitar os futuros professores na percepção e compreensão reflexiva de análise crítica às situações do processo de ensino e aprendizagem. O estudo da teoria Relatividade especial proporciona ainda um desenvolvimento de competências como: personalidade do futuro professor, formação intelectual, ética e moral, saber ensinar, aprender, ser, fazer, estar e viver profissionalmente. Pois não ser um trabalho acabado, recomenda os seus leitores que possam enriquecer os seus conhecimentos sobre este tema partir das fontes que especificamos na bibliografia e em outros que achar importante para tal fim.

Historial da relatividade O princípio da relatividade foi surgindo ao longo da história da filosofia e da ciência como consequência da compreensão progressiva de que dois referenciais diferentes oferecem visões perfeitamente plausíveis, ainda que diferentes, de um mesmo efeito.
O princípio da relatividade foi inserido na ciência moderna por Galileu e afirma que o movimento, ou pelo menos o movimento rectilíneo uniforme, só tem algum significado quando comparado com algum outro ponto de referência. Segundo o princípio da relatividade de Galileu, não existe sistema de referência absoluto pelo qual todos os outros movimentos possam ser medidos. Galileu referia-se à posição relativa do Sol (ou sistema solar) com as estrelas

Relacionados