Teoria de personalidade do constructo pessoal de george kelly

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DE PERSONALIDADE DO CONSTRUCTO PESSOAL DE GEORGE KELLY

PONTA GROSSA
2012

TEORIA DE PERSONALIDADE DO CONSTRUCTO PESSOAL DE GEORGE KELLY

Trabalho a ser entregue a professora Valéria referente a disciplina de Teorias da Personalidade.

PONTA GROSSA
2012
UMA TEORIA COGNITIVA DA PERSONALIDADE: A TEORIA DE PERSONALIDADE DO CONSTRUCTO PESSOAL DE GEORGE KELLY.
GEORGE ALEXANDRE KELLY(1905-1966): UMA VISÃO DO TEÓRICO
Cresceu no Kansas, graduou na Friends University e no Park College no Missouri. Cursou Pós–Graduação na University do Kansas, na University of Minessota, e na University of Edinburgh e concluiu o PhD na State University of Lawa em 1931.
Ele desenvolveu uma clínica itinerante no Kansas, foi psicólogo da avaliação durante á Segunda Guerra Mundial e foiprofessor de psicologia na Ohio State University e na Brandies University.
A primeira experiência clínica de Kelly foi nas escolas públicas do Kansas. Ele verificou que os alunos enviados pelos professores traziam queixas que pareciam dizer algo a respeito dos próprios professores. Kelly não observava o aluno para ver se o professor estava correto no diagnóstico, ele tentava entender os comportamentos dacriança, e a maneira como professor percebia esses comportamentos, a construção que o professor tinha sobre o aluno.
Essa experiência levou Kelly a enxergar que não existe uma verdade objetiva e absoluta dos fenômenos que são significativos apenas em relação às maneiras que são construídos e interpretados pelos indivíduos.
A VISÃO SOBRE PESSOA
A visão de Kelly sobre pessoa é explícita. Na suaperspectiva, o indivíduo, tal como um cientista, procura testar as suas teorias pessoais (chamadas constructos pessoais) sobre o mundo, sobre o seu funcionamento e sobre si próprio. O indivíduo utiliza esses constructos para prever acontecimentos e esforçar-se por controlar a sua vida e o seu comportamento. Kelly considerava que existiam sempre construções alternativas à interpretação do mundo, aque designou alternativismo cognitivo. No seu entender, diferentes indivíduos têm diferentes maneiras de ver o mundo e, em cada perspectiva, pode ser captado um momento de verdade. Nenhuma perspectiva está certa ou errada, mas todas são construídas pelos indivíduos e refletem a sua própria realidade.
A VISÃO DE KELLY SOBRE CIÊNCIA, A TEORIA E PESQUISA
A visão sobre a ciência baseia-se naposição filosófica do alternativo construtivo, com essa posição não existe uma verdade objetiva ou verdade absoluta para ser descoberta, existem esforços para interpretar os eventos, ou seja, interpretar eventos e compreende-los. Na visão de Kelly, o empreendimento científico não é descoberta da verdade, a atividade cientifica é uma tentativa de desenvolver sistemas de constructos que sejam úteis naprevisão de eventos.
Kelly estava preocupado com a tendência ao dogma na psicologia. Ele pensava que os psicólogos acreditavam que os constructos de estados interiores e os traços realmente existiam, ao invés de entendê-los como coisas existentes na cabeça de um teórico.
Para Kelly uma teoria era como a expressão de uma tentativa daquilo que foi observado, daquilo que esperado, uma amplitude deconvivência, um foco de convivência. As teorias seriam modificáveis e descartáveis, ou seja, uma teoria modificada ou descartada quando para de conduzir a novas previsões ou leva previsões incorretas.
A visão de Kelly sobre ciências tem ramificações importantes:
1ª Não existem fatos teorias possuem diferentes amplitudes de convivência, não precisamos discutir se esta certa ou errada; elas sãoconstruções diferentes.
2ª A abordagem de Kelly envolvia a crítica a uma ênfase extrema na quantificação.
3ª A ciência deixa espaço para o método clínico, em oposição ao experimental.
4ª A ciência deve se concentrar em questões importantes.

A ESTRUTURA DA PERRSONALIDADE DE GEORGE A. KELLY
ESTRUTURA
O conceito estrutural fundamental de Kelly para a pessoa como cientista é o do constructo....
tracking img