Teoria de paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MOURA, Tania Maria de Melo. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreira e Vygotsky. Maceió: Edufal, 1999.
A teoria de Freire, como a “pedra angular” da alfabetização de adultos
Foram os dez anos de experiência no SESI, convivendo com os trabalhadores e operários das indústrias, que Paulo Freire aguçou suas reflexões em torno da situaçãoexistencial desse povo e, conseqüentemente, da falta que a educação escolarizada e a alfabetização fariam nas suas vidas.
Sua experiência na área pode ser caracterizada como um momento de reflexões, discussões, leituras e engajamento em praticas educativas através de instituições e dos movimentos, porem sem que aja, ainda, formulação teórica - metodológica sistematizada, até porque o período exigiapressa, era necessário educar as massas, levá-las a um processo educativo rápido que pudesse ajudar nas mudanças que se faziam necessário e o momento político oferecia espaço para que isso fosse possível, pois, vivia-se um momento de transição.
Freire não se considerava um especialista em alfabetização de adultos. Suas investigações e atividades pedagógicas nunca ficaram limitadas a esse nívelde ensino. As raízes político – pedagógicas do trabalho de Freire com a alfabetização de adultos podem ser buscadas nas experiências vivenciadas com professor, educador e coordenador de grupos populares em que foram se acumulando preocupações com as varias formas de exclusão sociais a que as classes populares eram submetidas. Ele percebia que as praticas alfabetizadoras de crianças que eramdesenvolvidas nas escolas não conseguiriam educar criticamente os futuros adultos, muito pelo contrario, a base teórica – metodológica aliena que sustentava essas praticas, deveria trazer como conseqüência alfabetizados funcionais ou os adultos analfabetos do futuro.
Mesmo tendo a compreensão de que não era exclusivamente pela educação e pela alfabetização que se fariam as transformações no país,acreditava que a alfabetização e a educação em sua amplitude, poderiam constituir-se numa ajuda para que os sujeitos tomassem consciência do seu estado no mundo e da realidade da sociedade, em que viviam, de forma que, conseguindo esse entendimento critico, eles pudessem buscar formas de intervenção para o processo de transformação da realidade.
A partir dessas reflexões e decisões, Freireorganizou grupos de educadores que, após uma preparação, davam inicio a um longo processo de alfabetização que culminava com a leitura da palavra, a sua reconstrução e a construção de novas palavras. O objetivo da pesquisa era colher dos sujeitos suas expressões verbais, suas representações acerca da situação da vida individual e social e suas perspectivas em relação às mudanças.
O método dealfabetização de adultos constituía-se numa arma fundamental para que os trabalhadores analfabetos pudessem emergir do silencio e da subserviência em que se encontravam para uma tomada de consciência das suas condições e possibilidades enquanto sujeitos capazes de intervir nas transformações de si mesmos e da sociedade. Freire busca nas raízes da formação política, social e econômica da sociedadebrasileira as explicações para o comportamento dos homens e de suas concepções e atitude diante do mundo. Mas é principalmente, nos fundamentos do materialismo histórico e dialético que busca o entendimento sobre as capacidades de ser e de criar dos homens.
Freire entendia e defendia que a educação problematizadora e libertadora só poderia se estabelecer a partir do desvelamento e desmonte daconcepção e da pratica “bancaria” de educação. Um tipo de educação oferecida por uma escola narradora e dissertadora, baseada em relações onde o professor é o narrador e o aluno um paciente ouvinte. Desta forma, educadores depositando e educandos sendo depositórios, a educação não poderia ter outra característica a não ser a de uma instituição acumuladora e repassadora de informações.
Os recursos de...
tracking img