Teoria de Paget sobre o desenvolvimento mental da criança Fichamento

5566 palavras 23 páginas
O DESENVOLVIMENTO MENTAL DA CRIANÇA
“O desenvolvimento psíquico, que começa quando nascemos e termina na idade adulta, é comparável ao crescimento orgânico.” (Pág. 11)
“O desenvolvimento, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado menor de equilíbrio para um estado de equilíbrio superior.” (Pág. 11)
“No campo da vida afetiva, notou-se muitas vezes, quanto o equilíbrio dos sentimentos aumenta com a idade. E também as relações sociais, obedecem a mesma lei de estabilização gradual.” (Pág. 11)
“A forma final de equilíbrio atingida pelo crescimento orgânico é mais estática que aquela para qual tende o desenvolvimento da mente, e sobretudo mais instável, de tal modo que, concluída a evolução ascendente, começa automaticamente uma evolução regressiva que conduz a velhice.” (Pág. 11)
“O desenvolvimento mental é uma construção contínua, comparável à edificação de um grande prédio, que a medida que se acrescenta algo, ficará mais sólido, ou a montagem de um mecanismo delicado, cujas fases gradativas de ajustamento conduziriam a uma flexibilidade e uma mobilidade de peças tanto maiores quanto mais estável se tornasse o equilíbrio.” (Pág 12)
“As estruturas variáveis serão, as formas de organização da atividade mental, sob um duplo aspecto: motor ou intelectual, de uma parte e afetivo de outra, com suas dimensões individual e social. Há seis estágios ou períodos do desenvolvimento, que marcam o aparecimento dessas estruturas construídas: 1º O estágio dos reflexos, assim como também das primeiras tendências instintivas (nutrição) e das primeiras emoções. 2º O estágio dos primeiros hábitos motores e das primeiras percepções organizadas. 3º O estágio da inteligência senso-motora ou prática (anterior à linguagem), das regulações afetivas elementares. Estes três primeiros estágios constituem o período da lactância (até por volta de 1 ano e meio a 2 anos). 4º estágio da inteligência intuitiva, dos sentimentos interindividuais espontâneos e das relações

Relacionados

  • administração
    75119 palavras | 301 páginas