teoria de maslow

Páginas: 12 (2770 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
Teoria: A obra de Abraham H. Maslow

Possivelmente, a teoria de motivação mais amplamente discutida seja a de Maslow. Ele propõe que a correta teoria motivacional deveria presumir que as pessoas estão num estado continuo de motivação, mas que a natureza desta é instável e complexa; além disso, os seres humanos raramente atingem um estado de satisfação total, exceto num breve período detempo. Assim que um desejo é satisfeito, surge outro que lhe toma o lugar e , quando este é satisfeito, outro o substitui. Dessa seqüência interminável se origina a teoria de motivação de Maslow, que postula uma hierarquia de necessidade.

A noção de necessidade permeia a maior parte dos conceitos no campo da motivação. Sendo considerada como ponto de partida do comportamento motivacional, anecessidade, usada com o sentido de estado de carência, esta presente em um bom número de teorias.

Durante os anos de 1950, Abrahan Maslow, baseando-se nas suas observações , partiu da premissa de que as necessidades são de origem biológica e de que o homem tem uma predisposição para o auto-desenvolvimento e o crescimento pessoal. Para que tal desenvolvimento possa ocorrer, é precisoque as necessidades inferioressejam pelo menos em parte satisfeitas e as necessidades superiores apresentem-se como motivadoras da conduta humana. Ele propõe duas premissas básicas no que concerne ao comportamento motivacional. Em primeiro lugar supõe que as pessoas desempenhem o papel característicos de seres que perseguem satisfação dos seus desejos, estando principalmente motivadas ematendê-los. Numa segunda etapa acredita que, quando essas necessidades não passam ser satisfeitas, geram estados interiores de tensão que levam a pessoa a se comportar numa tentativa de reduzir tal tensão e recuperar, assim, o equilíbrio interno perdido. Uma vez satisfeita determinada necessidade, esta perde seu potencial enquanto força motivadora de comportamento.

Neste sentido o ponto centralda teoria de Maslow reside no que ele convencionou chamar “Hierarquia de necessidades” , isto é, uma lista de cinco básicas do individuo ,iniciando pelas necessidades fisiológicas, seguindo em ordem hierárquica as demais, chegando as de auto-realização, conforme a segui:

Necessidades de Auto-realização.
Necessidades de Estima.
Necessidades Sociais.
Necessidades de Segurança.Necessidades Fisiológicas.

Maslow (1970) tem exercido grande influência na aplicação dos conceitos das ciências sociais ás organizações. Sua contribuição reside na disposição de estudar a própria natureza da motivação. Embora reconheça que certos fatores externos possam atuar , ele propõe a ideia de que um conjunto de “ forças internas “ , isto é , do próprio indivíduo , promove estes estímulos a fim deleva-los a satisfazer as suas necessidades . em outras palavras estas “forças internas“ geram necessidades que levam as pessoas a agir . Assim para Maslow, um conjunto de necessidades estará constantemente norteando o indivíduo e este estará constantemente emitindo “ forças para satisfaze-las “ .

As necessidades fisiológicas, as básicas, refletem os esforços dos organismo , para garantir suasobrevivência . Neste sentido, alimentos, água, roupas , abrigo , etc , são elementos básicos de sobrevivência e assumem um caráter muito importante para a satisfação dessas necessidades .

Dai se conclui que o indivíduo preocupado em se manter vivo deve dirigir todas as “forças“ no sentido de satisfazer as suas necessidades fisiológicas. Até que tais necessidades sejam satisfeitas ao pontoessencial para a atuação suficiente do corpo , a maior parte da atividade do indivíduo esta provavelmente nesse nível , enquanto os outros níveis lhe darão pouca motivação .

Além disso cabe questionar o que acontece quando as necessidades fisiológicas são plenamente satisfeitas . Seguindo Maslow , um novo e mais elevado padrão de necessidades passa a dominar o comportamento do indivíduo ,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria de maslow
  • Teoria de Maslow
  • Teoria de maslow
  • Teoria de maslow
  • Teoria de Maslow
  • Teoria de Maslow
  • Teoria de maslow
  • Teoria de maslow

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!