Teoria de maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tutorial: A Hierarquia das Necessidades de Maslow – Pirâmide de Maslow
Introdução
A hierarquia de necessidades de Maslow foi introduzida por Abraham Maslow e se refere a uma pirâmide que representa uma divisão hierárquica a respeito das necessidades humanas. Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que, apenas quando satisfeitas escala-se em direção às hierarquiasmais altas para atingir a auto-realização que é o nível mais alto. Neste rápido tutorial falaremos justamente da hierarquia das necessidades de Maslow, explicando cada um dos níveis e tecendo comentarias a respeito de cada uma. Ao término faremos uma pequena análise crítica da hierarquia destas necessidades.

Teoria da Motivação Humana
Abraham Maslow foi um psicólogo comportamental, membro daHuman Relations School, em finais da década de 50. Abraham Maslow nasceu em Brooklyn, licenciou-se em Wisconsin e doutorou-se na Universidade de Columbia, onde também trabalhou no departamento de investigação. No Jardim Zoológico de Bronx, estudou o comportamento dos primatas e, entre 1945 e 1947, foi diretor-geral da Maslow Cooperage Corporation. Em 1951, lecionava Psicologia Social na Universidadede Brandeis. Maslow ficou conhecido pelo desenvolvimento da Teoria da Motivação Humana.

____________________________________________________________

___________________________ Copyright © CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico 1 Este conteúdo é de propriedade do CEDET e pode ser utilizado livremente desde que citados o autor e o site do CEDET (www.cedet.com.br). Abraham Maslow sugeriu que muito do comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos. Quando uma necessidade, em particular se torna ativa, ela pode ser considerada um estímulo à ação e uma impulsionadora das atividades do indivíduo. Essa necessidade determina o que passa a ser importante para o indivíduo e molda o seu comportamento como tal. Na teoria deMaslow, portanto, as necessidades se constituem em fontes de motivação. O comportamento motivado pode ser encarado como uma ação que o indivíduo se obriga a tomar para aliviar a tensão (agradável ou desagradável) gerada pela presença da necessidade ou desejo. A ação é intencionalmente voltada para um objeto ou objetivo que aliviará a tensão interior. A teoria de Maslow sobre o comportamentomotivado, por analogia, poderia ser utilizada para entendermos um pouco melhor os clientes das organizações. Poderíamos dizer que o ato de comprar um produto ou serviço é motivado por uma tensão interna no nosso cliente, gerada por uma necessidade. Após a compra do produto ou serviço, essa tensão é aliviada. É importante lembrar que, embora a necessidade seja o grande motor da decisão racional da compra,o desejo, de cunho marcadamente emocional, desempenha um papel extraordinariamente importante no processo de compra. É fácil perceber que podemos deixar de comprar algo que necessitamos se não o desejarmos no momento. Também compramos coisas que não necessitamos quando assim o desejamos.

A Hierarquia das Necessidades de Maslow: Pirâmide de Maslow
O comportamento humano é explicado por Maslowatravés de cinco níveis de necessidades. Estas necessidades são dispostas em ordem hierárquica, desde as mais primárias e imaturas (tendo em vista o tipo de comportamento que estimulam) até as mais civilizadas e maduras. Na base da pirâmide, encontra-se o grupo de necessidades que Maslow considera ser o mais básico e reflexivo dos interesses fisiológicos e de sobrevivência. Este é o nível dasnecessidades fisiológicas, que estimulam comportamentos caracterizados pelo verbo ter.

____________________________________________________________

___________________________ Copyright © CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico 2 Este conteúdo é de propriedade do CEDET e pode ser utilizado livremente desde que citados o autor e o site do CEDET (www.cedet.com.br).

O...
tracking img