Teoria de maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE GESTÃO DE OPERAÇÕES – ABRAHAM MASLOW























SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 3

2 ABRAHAM MASLOW 4
2.1 OBRA – PIRÂMIDE DE MASLOW 4
2.1.1 Necessidades Fisiológicas: 5
2.1.2 Necessidades de Segurança: 5
2.1.3 Necessidades Sociais: 5
2.1.4 Necessidades de Autoestima: 6
2.1.5 Necessidades de Auto Realização: 6
2.2 ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA –MOTIVAÇÃO 6

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO

Temos como objetivo analisar e comparar a Pirâmide de Abraham Maslow com nosso cotidiano seja na nossa vida pessoal, profissional e também dentro das organizações. A hierarquia das necessidades de Maslow é importante para nosso dia-dia, quando começamos a ler o que realmente significa nos damos conta por acaso que é isso quepassamos a vida inteira buscando a realização pessoal, quando chegamos ao patamar que buscávamos, já não aceitamos mais isso e vamos procurar algo a mais para alcançar. O ser humano sempre está fazendo isso, nunca está plenamente satisfeito. Na nossa vida profissional é assim, estudamos cada vez mais para alcançar aquela tão sonhada promoção, mas, quando alcançamos, vamos em busca de mais desafios.Mas, para isso temos que estar sempre motivados, sem motivação não saímos do chão. Somos movidos à motivação.
No primeiro momento vamos encontrar um breve resumo da vida de Abraham Maslow, seguido de sua obra A hierarquia de necessidades de Maslow foi introduzida por Abraham Maslow e se refere a uma pirâmide que representa uma divisão hierárquica a respeito das necessidades humanas. Na baseda pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que, apenas quando satisfeitas escala-se em direção às hierarquias mais altas para atingir a auto-realização que é o nível mais alto. A Administração Contemporânea que foi e continua sendo muito importante nos dias de hoje, com esse avanço começou a se pensar na gestão de pessoas.
















2. ABRAHAM MASLOWAbraham Maslow, pesquisador, professor e psicólogo norte-americano, destacou-se na década de 1950 entre diversos grupos de estudiosos, por dedicar-se ao exame do indivíduo nas relações humanas e de suas motivações.
No ano de 1954, nos Estados Unidos, Maslow publicou a 1ª edição de seu livro Motivation and Personality, apresentando uma teoria geral da motivação humana, classificada comoholístico-dinâmica, por ser uma fusão, de um lado, da postura holística de Wertheimer e da psicologia de Gestalt, e de outro lado, do dinamismo de Freud, Jung e Adler.
O comportamento motivacional, para este estudioso, é explicado pelas necessidades dos seres humanos, que se interligam, pois existe uma sequência de prioridades, ou seja, uma escala de valores a serem satisfeitos.Segundo a teoria da motivação de Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, ilustradas didaticamente através de uma pirâmide:



1. OBRA – PIRÂMIDE DE MASLOW

[pic]




1. Necessidades Fisiológicas:



Constituem a sobrevivência do ser humano e a preservação da espécie: alimentação, sono, desejosexual, entre outros. Em relação às necessidades fisiológicas, Maslow reconhece todas elas serem homeostáticas, isto é, são ajustadas buscando a normalidade aceitável.
Quando as necessidades básicas não estão satisfeitas, boa parte da capacidade do ser humano pode ser acionada para satisfazê-las: a inteligência, a memória, os hábitos, entre outros sentimentos e emoções podem ser utilizados paraque tais necessidades sejam atendidas e nosso equilíbrio interno seja estabelecido.

2. Necessidades de Segurança:

Para Maslow, quando as necessidades fisiológicas são periodicamente satisfeitas, surgem em seguida às necessidades de segurança, que constituem a busca de proteção, estabilidade, estar livre das pressões geradas pelo medo, pela ansiedade, pelo caos. Segundo Maslow, o...
tracking img