Teoria de maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria da motivação de Maslow e sua aplicação no ambiente de trabalho – parte 1/2
janeiro 14th, 2011 | Author: admin
Muito se fala em motivação nos ambientes corporativos, pois ela é considerada
um grande motor nas empresas atualmente. Uma equipe motivada é capaz de
chegar onde ela mesma não havia pensado. Mas como definir seu significado?
Segundo o dicionário (Houaiss, 2001),motivação é aquilo que move as
pessoas. Ela pode ser gerada a partir de um estímulo. Mas será que na prática
motivar é algo tão simples quanto essas definições podem fazer parecer?
Com certeza há considerações mais profundas que precisam ser conduzidas
no ambiente de trabalho no qual se pretende implantar uma iniciativa de
motivação do grupo e, antes mesmo de se traçar um plano de ação para isso, éfundamental que seja feita uma análise sobre algumas principais teorias sobre
motivação de pessoas. Maslow, Herzberg, McClelland, Vroom e Adams são
pesquisadores cujos estudos sobre a motivação de pessoas renderam teorias
que embasam as ações de muitos gestores.
A motivação nos ambientes corporativos é a responsável pelo estímulo aos funcionários a produzirem e tocarem o cotidiano da empresa embusca da obtenção de seus objetivos estratégicos. O que significa “motivação”?
No dicionário (Houaiss, 2001), encontramos como definição: motivação é aquilo que move as pessoas. podendo ser gerada a partir de um estímulo externo ou interno à pessoa, na prática sua aplicação não é tão simples quanto sua definição.
Nesta sequência de textos pretendemos levantar algumas considerações relevantespara um melhor planejamento das estratégias de motivação das equipes. Antes de mais nada, vamos começar resumindo uma das principais teorias sobre motivação de pessoas desenvolvida por Maslow.
As teorias sobre a motivação são diversas e com diferentes enfoques: necessidades físicas, emocionais, de poder; autorrealização; reconhecimento; expectativa e equidade; satisfação; entre outras. AbrahamMaslow, psicólogo americano, acreditava que todos os indivíduos apresentavam uma hierarquia de necessidades a serem satisfeitas, que ele representou em forma de uma pirâmide. De acordo com ele, as necessidades primárias de um indivíduo são conseguir ar, alimentos e água em quantidades suficientes para sua sobrevivência (necessidades fisiológicas). Uma vez supridas essas necessidades, cessa a motivaçãoem consegui-las e surgem novas necessidades, ainda primárias, a serem atendidas: as ligadas à sensação de segurança. Sentindo-se segura, livre de qualquer ameaça de perigo ou ataque, novamente a motivação da pessoa muda de foco, passando, agora, às necessidades secundárias, ligados ao convívio social.
Ainda segundo Maslow, uma pessoa que superou suas necessidades sociais busca, em seguida,fortalecer sua auto-estima, sua necessidade instintiva de fazer o máximo que pode dar de si, buscando potencializar suas habilidades únicas. Diferentemente das demais, esta necessidade é uma força contínua e não pode ser completamente satisfeita, mas é a ponte para se chegar à autorrealização.
Na próxima parte, algumas ideias de como aplicar as ideias de Maslow no ambiente corporativo serão levantadas.Maslow, McGregor e Herzberg – Teorias Motivação
Posted by cristianccss on março 27, 2008 • 22 Comentários
Maslow
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Pirâmide de Maslow
A hierarquia de necessidades de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidadesde nível mais alto. Cada um tem de “escalar” uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.
Maslow define um conjunto de cinco necessidades:
• necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
• necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de...
tracking img