Teoria de maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A HIERARQUIA DE NECESSIDADE DE MASLOW


RESUMO: Este artigo trata-se do estudo básico das necessidades humanas, baseado na teoria da hierarquia de necessidade de Maslow, onde mostra a influencia e motivação dos indivíduos para satisfazer certas necessidades, deste as básicas ( fisiológicas e segurança) ate as secundárias ( social, estima e auto realização)para realização pessoal.

PALAVRA CHAVE: Necessidades. Teoria. Satisfazer. Realização. Motivação.

INTRODUÇÃO

De acordo com estudos de Maslow (apud Chiavenato,2009), as necessidades básicas de um indivíduo têm suas prioridades conforme o decorrer de sua vida.

Após a pesquisa do comportamento humano foi criado à hierarquia da necessidade, baseado na teoria da motivação, aonde o homemvai realizando suas necessidades conforme sua importância e influencia, numa pirâmide, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização).

Esta teoria é conhecida como uma das mais importantes na relação da motivação.

Para Maslow ( apud Pierre, 2000), as necessidades dos seres humanosobedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o individuo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-las.
Poucas ou nenhumas pessoas procuraram reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas não estiverem satisfeitas.

Figura [ 1 ] – A hierarquia dasnecessidades humanas, segundo Maslow.

As necessidades básicas de um individuo tem suas prioridades que no decorrer da vida vão se realizando. Quando a necessidade não é satisfeita e não sobrevindo as situações anteriormente mencionadas, não significa que o indivíduo permanecerá eternamente frustrado. De alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivaçãoé um estado cíclico e constante na vida pessoal.

Entende-se que a motivação, conforme Maslow é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo.

Figura [ 2 ] ( Abraham Harold Maslow, pesquisador, professor epsicólogo americano, construiu no século 20 a teoria na qual as necessidades humanas onde podem ser hierarquizadas).

"... à medida que os aspectos básicos que formam a qualidade de vida são preenchidos, podem deslocar seu desejo para aspirações cada vez mais elevadas." ( Maslow)

A hierarquia da necessidade se divide em cinco níveis:

1° - Necessidades Fisiológicas

Segundo Maslow estas são asnecessidades mais básicas, mais físicas ( água, comida, ar, sexo, etc) que estão relacionados a sobrevivência do individuo e preservação da espécie. São necessidades instintivas, que já nasce com individuo.

Quando não temos estas necessidades satisfeitas ficamos mal, com desconforto, irritação, medo, doentes. Estes sentimentos e emoções nos conduzem à ação na tentativa de diminuí-las oualiviá-las rapidamente para estabelecer o nosso equilíbrio interno. Uma vez satisfeitas estas necessidades nós abandonamos estas preocupações e passamos a nos preocupar com outras coisas.

Ex. uma pessoa com estomago vazio não consegue pensar em outra coisa se não se alimentar.

2° - Necessidades de Segurança

Para Paiva (2009), “hoje, agimos conforme as circunstâncias e não conforme umplanejamento para prever ameaças, oportunidades, forças, fraquezas e principalmente onde estamos e devemos chegar num determinado período.”
Segundo Maslow (apud Rebouças, 2009), o homem é motivado segundo suas necessidades, e essas se manifestam em graus de importância. Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo e que o faz prosseguir para outras necessidades.
As...
tracking img