Teoria de maslow, mcgregor e herzberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria das necessidades de Maslow
Abraham Maslow desenvolveu o conceito de pirâmide das necessidades, uma vez satisfeitas as necessidades fisiológicas básicas da alimentação ao desejo de um ambiente seguro e estruturado, as necessidades mais elevadas de auto-estima e realização pessoal podem ser preenchidas.
Para Maslow existe uma hierarquia natural entre a natureza das necessidades e nenhumadelas é absoluta. O comportamento humano é impulsionado pelas necessidades não satisfeitas, caso as necessidades básicas não estejam satisfeitas o ser humano não terá a necessidade de progredir e passar ao estágio superior.
A teoria das necessidades consiste na elaboração de uma pirâmide em que a base assenta nas necessidades fisiológicas e o topo assenta na necessidade de auto-realização, sendo aauto-realização a principal necessidade.


Figura 1: Pirâmide das necessidades de Maslow

A pirâmide das necessidades de Maslow possui 5 categorias de necessidades: fisiológicas, segurança, sociais ou de associação, de estima e de auto-realização.

Necessidades Fisiológicas
Tem uma importância vital para a existência humana, embora estejam no nível mais baixo da hierarquia. Nasnecessidades fisiológicas, encontramos a necessidade de alimentação, de sono, de abrigo, desejo sexual, etc. As necessidades fisiológicas nascem conosco, estabelecendo uma relação direta com o instinto de sobrevivência e preservação da espécie.

Necessidades de Segurança
Constituem o segundo nível das necessidades humanas. É a procura de estabilidade e proteção contra a ameaça de perigo ou privação.Necessidades sociais ou de associação
Consiste na necessidade de associação, de participação, de afeto, de amizade, de aceitação, de amor. A falta de amor e afeição na nossa sociedade conduz à falta de adaptação social e à solidão.

Necessidades de Estima
É o desejo de respeito próprio, sentimento de realização pessoal aliado ao reconhecimento por parte dos outros. É a maneira que o individuose vê e avalia. A frustração pode conduzir ao sentimento de inferioridade, fraqueza, desamparo e dependência.

Necessidades de Auto-Realização Pessoal
Consiste em desejos de crescimento pessoal do ser humano e realização dos seus objetivos pessoais. Neste nível o indivíduo se aceita como é e aos outros também.

Teoria X e Y
Dois conceitos criados por Douglas McGregor, que norteiam asrelações entre as empresas e seus trabalhadores.
Estas teorias tratam de dois perfis de personalidade e comportamento de funcionários. Aspectos que muitas vezes os próprios indivíduos não percebem que possuem. Em uma das teorias, o funcionário é relaxado, preguiçoso e gosta pouco de trabalhar. Já na outra, o funcionário gosta das responsabilidades e a busca dentro da empresa.

Teoria X
Na teoria X:“O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.” Chamada por McGregor de “Hipótese da mediocridade das massas”, parte-se do pressuposto de que os trabalhadores possuem uma aversão nata à responsabilidade e às tarefas do trabalho, necessitando sempre de ordens superiores para render alguma coisa no trabalho. Estas ordens vêm sempre acompanhadas de punição, elogios, dinheiro, coaçãoetc.; artifícios utilizados pelos gestores para tentar gerar um empenho maior do colaborador. McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria.
Os princípios básicos da Teoria X são:
Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho;
Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controladose às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;
O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, tem ambições e, acima de tudo, deseja sua própria segurança.

Teoria Y
Na teoria Y: “O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”. Nesta teoria, os...
tracking img