Teoria de malthus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 11
População e Meio Ambiente
A população e Malthus
Hoje uma das grandes questões abordadas na atualidade para se compreender um país é o aspecto populacional e suas repercussões.
Com o intenso aumento populacional aumenta a relação do homem com o meio ambiente, aumentando a preocupação de como será a utilização desse meio ambiente. Problemas esse que já foi levantado porThomas Robert Malthus um economista inglês.
As Teses de Malthus
Para Malthus sua tese baseava que a população aumenta numa proporção muito grande, ao qual a produção que as famílias deveriam limitar o número de filhos.
Malthus afirma que a capacidade de crescimento da população é infinitamente maior que o crescimento de alimento.
Com alguns textos Malthus diz que com exatidão o númeropopulacional da ilha (Inglaterra), fazendo cálculos, sobre aumento populacional usando alguns intervalos de tempo, mostrando o quanto a população cresceria nesse determinado intervalo de tempo e mostrando que a produção de alimento não acompanharia o ritimo do crescimento populacional, dando ênfase a sua tese.
Com base em cálculos, mostra também a relação da produção de alimentos que mesmo crescendomuito não seria suficiente para alimentar toda a população mundial.
Com a teoria Malthusiana fatores como fome, pobreza entre outras deveria frear o crescimento da população. Teoria essa que foi derrubada com o alavancamento da produção de alimentos, com o advento da Revolução Industrial, provando que a produção mundial, que seu crescimento se bem planejado pode acompanhar a mesma.
Mesmo que nadécada de 1960 a escassez de alimentos volte a ser alvo de discussão a Teoria de Malthus volte com força, mas novamente é derrubada com grande produtividade de alimentos.
A verdade é que toda vez que o assunto fome vem à tona, juntamente com esse assunto vem à teoria Malthusiana.
Desde o um bilhão de pessoas, o intervalo de tempo para crescimento de bilhões em bilhões foi cada vez menor, mas,consta que mais ou menos um bilhão de pessoas são mal nutridas e várias passam fome. Mas não pode deixar de relacionar o crescimento da produção alimentos que vem acompanhando praticamente na mesma proporção o crescimento da população.
Então a pobreza é o problema, ou dizer que o problema e a distribuição dos alimentos ou o acesso a eles. Portanto a pobreza é uma condição que impede que bilhõesde pessoas não se alimentem.
Uma Nova Forma de Dependência
Com uma teoria que jamais se firmou, foram criadas algumas ações, como controlar a natalidade informando que além de controlar a população no seu crescimento, mas entra na jogada o meio ambiente que também lucraria com essas ações.
É importante ressaltar que essas medidas são autoritárias, pois influenciam diretamente na escolha doscasais.
Na verdade a teoria de Malthus serve basicamente para estudos, principalmente por países e indústrias que querem manter seus domínios economicamente, politicamente, além do mais, também sobre recursos naturais. Essas várias contradições mostra mais uma vez que tanto a fome quanto a pobreza não é consequência do aumento populacional, mas sim na distribuição de riquezas e poder dentro deuma sociedade.
A Questão Ambiental
Os vários problemas ambientais emergiram com grande poder, depois da crise do petróleo, e como consequência, a questão de como utilizar esses recursos com responsabilidade, para que um dia não venha a faltar.
O surgimento da questão do meio Ambiente fez com que fóruns fossem realizados em diversas partes do mundo, para discutir como e de que forma poderiaexplorar os recursos de forma responsável, sem acarretar o seu esgotamento precoce.
Esse assunto causou divergência entre países desenvolvidos usavam a questão ambiental para frear o crescimento dos subdesenvolvidos.
Com os fóruns criados para a discussão do problema, fez com que os países criassem departamentos específicos para cuidar da questão ambiental. De forma que os países deviam...
tracking img