Teoria de erich fromm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, Abril, 2013.
Disciplina: Psicologia da Personalidade II
Professora: Maria da Conceição Procópio Ferreira
Aluno: Rafael de Paula

Teoria da Personalidade
de Erich Fromm ,por Duane Schultz e Sydney Schultz, Gol,Thomon ,2002

Erich Fromm (1900 – 1980) nasceu em Frankfurt, Alemanha. Formou-se em psicologia e sociologia, realizou umtreinamento psicanalítico.
Em busca de respostas Fromm, suspeitava que a personalidade fosse afetada pelos contextos sociais, econômicos, políticos e históricos, a ideia era de que uma sociedade doente produzia pessoas doentes, sua visão foi baseada nas linhas intuitivas se formando a partir das suas próprias experiências e posteriormente refinada seguindo linhas empíricas.Um dos interesses básicos de Fromm é o efeito de variados aspectos da realidade social sobre os indivíduos. Como as pessoas foram conseguindo mais liberdade, passaram a se sentir mais solitárias, insignificantes e alienadas.
Fromm ainda propôs três mecanismos psíquicos para fugir dos aspectos negativos da liberdade e recuperar a nossa segurança perdida: 1) o autoritarismo, 2)adestrutividade e 3) a conformidade.
Autoritarismo, um mecanismo psíquico para rever a segurança exibida nos sentimentos sádicos ou masoquistas.
Destrutividade,Um mecanismos psíquico para reaver a segurança exibindo no desejo de eliminar objetos, pessoas e instituições ameaçadoras.
Conformidade autômata,mecanismo psíquico para reaver a segurança exibindo na obediência incondicionalas normas predominantes que regem o comportamento.
O desenvolvimento infantil se assemelha ao desenvolvimento da humanidade. À medida que as crianças vão crescendo, elas ganham cada vez mais independência e liberdade a custa da segurança e dos elos maternais, para escapar dessa liberdade as crianças passam por uma relação simbiótica,são essa: 1)Relação simbiótica, mecanismo da infânciapara reaver a segurança no qual as crianças continuam intimas e dependentes dos pais.2) Afastamento-destrutividade,mecanismo da infância para reaver a segurança na qual as crianças se distanciam dos pais.3)Amor,para Fromm,uma forma de interação entre pais e filhos na qual os pais mostram respeito e oferecem equilíbrio entre segurança e responsabilidade.
Sobre a necessidades psicológicasbásicas, Fromm fala sobre seis manifestações, 1)Necessidade de ligação, necessidade de manter contato com outras pessoas,idealmente por meio do amor produtivo.2)Necessidade de transcendência ,necessidade da pessoa de ir alem da sua natureza animal,tornando-se criativa ou destrutiva.3)Necessidade de criar raízes.necessidade de sentir uma ligação ou sensação de pertencer ou sensação de pertencer a umafamília,comunidade e sociedade.4)Necessidade de identidade,necessidade de ter consciência das nossas habilidades e características peculiares.5)Necessidade de uma estrutura de orientação,necessidade de uma imagem consistente e coerente do nosso mundo dentro da qual entendemos os eventos da vida.6)Necessidade de excitação,necessidade de um ambiente externo estimulante para que o nosso cérebropossa funcionar no nível mais elevado de atividades e atenção.
Podemos entender a Teoria da Personalidade de Erich Fromm a partir da descrição importante que autor faz de cinco tipos de caráter. 
Fromm conceitualizou o termo “orientação de caráter”, que descreve as formas dos indivíduos relacionarem-se com o mundo e que assim formam seu caráter geral.Então surge de duas formasespecíficas de relacionamento com o mundo: assimilação e socialização, que formam quatro tipos de caráter, geralmente considerados negativos: 1) receptivo, 2) explorador, 3) armazenadora, 4) marketing. O quinto tipo, que ele descreveu como o único caráter positivo.
Na orientação receptiva, a pessoa acredita que o que precisa está fora de si, sendo o único modo de receber o que quer através...
tracking img