Teoria de desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O QUE É DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O conceito de organização tipicamente comportamentalista: “Uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente. Utiliza a noção tradicional de divisão do trabalho ao se referir às atividades existentes naorganização e refere-se às pessoas como contribuintes da organização”.
A tendência natural de toda organização é crescer e desenvolver-se. O desenvolvimento é um processo lento e gradativo que conduz ao exato conhecimento de si próprio e à plena realização de suas potencialidades. A eficiência da organização relaciona-se indiretamente com sua capacidade de sobreviver, de adaptar-se, de manter sua estruturae tornar-se independente da função particular que preenche. A fim de que uma organização possa alcançar certo nível de desenvolvimento, ela pode utilizar diferentes estratégias de mudança:

1. Mudança evolucionária: quando a mudança de uma ação para outra que a substitui é pequena e dentro dos limites das expectativas e dos arranjos do status quo (lenta, suave)
2. Mudança revolucionária: quandoa mudança de uma ação para a ação que a substitui contradiz ou destrói os arranjos do status quo (rápida, intensa, brutal)
3. Desenvolvimento sistemático: os responsáveis pela mudança delineiam modelos explícitos do que a organização deveria ser em comparação com o que é, enquanto aqueles cujas ações serão afetadas pelo desenvolvimento sistemático estudam, avaliam, e criticam o modelo demudança, para recomendar alterações nele, baseadas em seu próprio discernimento e compreensão. Assim as mudanças resultantes traduzem-se por apoio e não por resistências ou ressentimentos.

O Desenvolvimento Organizacional é uma resposta da organização às mudanças. É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e a estrutura da organização, de tal maneiraque esta possa se adaptar melhor às novas conjunturas, mercados, tecnologias, problemas e desafios que estão surgindo em uma crescente progressão. O Desenvolvimento Organizacional visa à clara percepção do que está ocorrendo nos ambientes interno e externo da organização, a análise e decisão do que precisa ser mudado e a intervenção necessária para provocar a mudança, tornando a organização maiseficaz, perfeitamente adaptável às mudanças e conciliando as necessidades humanas fundamentais com os objetivos e metas da organização. O D.O. exige a participação ativa, aberta e não-manipulada de todos os elementos que serão sujeitos ao seu processo e, mais do que tudo, um profundo respeito pela pessoa humana.

1. NÍVEIS: a cultura organizacional existe em uma variedade de níveis diferentes,refere-se tanto às crenças e pressupostos, ao funcionar interno, quanto à forma como a organização encara os problemas do ambiente externo.
2. INFILTRAÇÃO: relacionamentos, crenças, ponto de vista sobre o produto, as estruturas, os sistemas, a meta, formas de recrutamento, socialização e recompensas.
3. IMPLÍCITO: modificar coisas implícitas do pensamento e do comportamento das pessoas.
4.IMPRESSO: raízes históricas têm grande peso na administração presente e futura das organizações.
5. POLÍTICO: conexão entre cultura organizacional e a distribuição de poder na empresa. Grupos que têm seu poder relacionado a crenças e pressupostos.
6. PLURALIDADE: diferentes subculturas, mais de uma cultura organizacional dentro da mesma empresa.
7. INTERDEPENDÊNCIA: a cultura está conectada a:política, estrutura, sistemas, pessoas e prioridades.


ORIGENS DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O movimento do Desenvolvimento Organizacional surgiu no início dos anos 60, a partir de um conjunto de idéias a respeito do homem, da organização e do ambiente.
Constituiu um elemento de transição (prático e operacional) entre a Teoria Comportamental, e a Teoria de Sistemas.


CONCEITO DE...
tracking img