Teoria de carteira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
  I. Mercados, Instrumentos e Instituições financeiras  
Enquadramento 
As empresas, os cidadãos e os departamentos governamentais muitas vezes necessitam levantar capital, enquanto outros tem capital excedentário. Por exemplo: uma empresa X pode querer expandir a sua produção e não ter recursos para tal, e por outro lado a empresa Z gasta parte da sua renda. As pessoas e organizações quedesejam tomar dinheiro emprestado entram em contacto com os que tem recursos superavitários nos mercados financeiros. Por exemplo a empresa X que deseja dinheiro irá emprestar empresa Z uma vez que estas têm recursos superavitários/excedentários. É nesta visão que se enquadra a questão dos mercados financeiros. Observa que diz-se em plural, porque existem mercados financeiros com enormes diferençasentre si, cada um consistindo de muitas instituições. Cada mercado lida com um tipo um tanto diferente de instrumentos em termos de vencimento e de activos lastro. Da mesma forma, diferentes mercados servem a diferentes clientes, ou operam em diferentes países. Mercados financeiros é muitas vezes entendido como o mercado ou organização onde vendedores e compradores negoceiam ou trocam activosfinanceiros (Tomé, 1999:6) Segue os principais tipos de mercados.

Tipos de mercados  Tipo de Mercado 
 

Conceito/actuação 
 

Mercados de activos reais ou tangíveis

Lidam com produtos reais com automóveis, imóveis, electrodomésticos, computadores, pão, etc. 

1) 

 
Mercados de activos financeiros Os  lidam  com  acções,  títulos,  notas,  hipotecas  e  outros direitos sobre os activos reais. 

 
 
   

Mercados à Vista ou cash market

As mercadorias ou valores são negociados à vista e entregue  imediatamente. 

2) 
Aos activos são vendidos ou comprados para entrega numa  data futura, como seis meses ou um ano depois. 

Mercados Futuros

Mercados monetários

Os fundos são tomados de empréstimo ou emprestados por  curtos períodos (menos de um ano). 

3) Mercados de capitais Mercados  financeiros  para  acções  e  para  dívida  de  longo  prazo (um ano ou mais). 

 

Mercado Cambial

Mercados  onde  se  confrontam  a  procura  e  a  oferta  de  divisas. 

4) 

Mercados hipotecários

Lidam  com  empréstimos  para  imóveis  residenciais,  comerciais, industriais e agrários. 

Tipo de Mercado 

Conceito/actuação 

Mercados de crédito aoconsumidor

Envolvem  empréstimos  para  veículos  e  electrodomésticos,  bem como empréstimos para educação, férias etc. 

Mercados primários

As empresas levantam capital emitindo novos títulos. 

5) 
Mercados secundários Títulos  e  outros  activos  financeiros  são  transaccionados  entre  investidores  depois  que  forem  emitidos  pelas  empresas. 

O principal enfoque será dadoaos mercados financeiros que são construídos por três grandes o mercado monetário (financeiro a curto prazo), o mercado de capitais (que se distingue em relação ao primeiro quanto aos prazos de vencimento, já que este é de longo prazo) e, por último, o mercado cambial (onde se confrontam a procura e a oferta de divisas). Mercado monetário, vocacionado para aplicações de excedentes de tesouraria epara o financiamento de rupturas financeiras de curto prazo, transaccionam-se títulos com um prazo de vencimento até um ano. O principal segmento do mercado monetário é os mercados interbancários, onde participam o Banco de Moçambique e outras instituições de crédito. Estes mercados são constituídos por: - Mercado Monetário Interbancário (MMI), em que instituições financeiras cedem liquidez entresi por períodos de tempo variáveis. Não há emissões de títulos (ex. as taxas directoras do MMI são MAIBOR- Maputo Interbank Offered Rate, LIBOR, EURIBOR); - Mercado de Operações de Intervenção, onde o Banco de Moçambique e as instituições financeiras transaccionam títulos para levar a cabo a política monetária previamente definida pelas autoridades monetárias: massa monetária em circulação e...
tracking img