Teoria de ausubel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALVES, Rubens, Filosofia da Ciência, Introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Editora brasileira, 1986.
Maria Saulane Silva de Alencar*
Ana Amélia **

A teoria de Ausubel partia do conceito de que o professor deveria ensinarbaseando-se na idéias de que, para que ocorra a aprendizagem, é necessário partir daquilo que o aluno já sabe. Os conhecimentos prévios seriam os suportes em que o novo conhecimento se apoiaria. O foco principal de suas pesquisas foi à aprendizagem escola.
As condições básicas para que ocorra aprendizagem significativa são; a não-arbitrariedade, isso ocorre quando o material potencialmentesignificativo, apresentado ao sujeito, relaciona-se de forma não - arbitraria com as idéia preexistentes em sua estrutura cognitiva; a substantividade, essa condição pressupõe que, ao se aprender de forma significativa, retêm-se a substância das novas idéias, não as palavras precisas usadas para sua expressão; e a disponibilidade do sujeito para a aprendizagem significativa, a predisposição favorável dosujeito indica que é o que o sujeito sente, as experiências de aprendizagem potencialmente significativa são aquelas que o levam a um engrandecimento pessoal, proporcionando, ao mesmo tempo, um certo domínio conceitual que lhe permite o uso eficiente na solução de problemas reais, do dia-a-dia.

Evento Educativo*

Envolve direta ou indiretamente

Aprendiz Troca deprofessor e conhecimento e contexto
significados e
sentimentos


da do do grau de do
aprendizagem desempenhosignificância efeito

Avaliação

Para Ausubel os seres humanos são capazes de aprender de forma significativa, relacionando conceitos, idéias e proposições a idéias claras e disponíveis na estrutura cognitiva. Existem alguns tipos de aprendizagem significativa como a aprendizagem representacional, que refere-se ao significado de palavras e símbolos unitários. Oindividuo relaciona nesse processo o objeto ao símbolo que o representa. Outra desse tipo de aprendizagem é a conceitual que é um tipo complexo de aprendizagem representacional, e possui conceitos que representam regularidades em eventos, situações ou propriedades e possuem atributos essenciais comuns que são designados por algum signo ou símbolo. A aprendizagem proposicional trata dossignificados expressos por grupos de palavras combinadas em proposições ou sentenças, ao se aprender significado de uma proposição verbal, aprendemos, por exemplo, primeiramente o significado de cada um dos termos componentes, a tarefa é aprender o significado que está alem da forma dos significados das palavras e dos conceitos que compõe a proposição. Sendo ela a mais complexa das aprendizagens.
Parafacilitar e ate melhorar o aprendizado Ausubel dispões de instrumentos denominados por ele de “OP” são os Organizadores Prévios, a principal função desses instrumentos são a de preencher o espaço entre aquilo que o aprendiz já conhece e o que precisa conhecer. As funções básicas desses OP são oferecer uma armação ideativa para a incorporação estável, aumentar a discriminalidade entre este ultimomaterial e idéias similares ou ostensivas conflitantes na estrutura cognitiva e por ultimo, tornar evidentes idéias que porventura já existam na estrutura cognitiva e que possa servir de esteio as novas aprendizagens, potencializando, assim a capacidade de aprendizagem do sujeito. A vantagem do uso desses organizadores prévios é que o aluno pode se aproveitar e uma visão geral do conteúdo antes que...
tracking img