TEORIA DE ABORDAGEM CONTINGENCIAL

735 palavras 3 páginas
Inicio da Contabilidade Gerencial Ao longo da historia Empresarial surge a necessidade de se ter êxito na área Gerencial, a fim de minimizar os custos, para obter essa excelência, surge a Contabilidade Gerencial, onde as informações financeiras e não financeiras, torna-se importantes para tomadas de decisões dos gestores, havendo assim um compartilhamento da mesma informação entre as duas áreas a administrativa e contábil.
No inicio da contabilidade gerencial, os relatórios tinha por finalidade demonstrar informações que interferem no gerenciamento interno empresarial.
Identificando assim a qualidade das matérias, produtos e serviços; a mensuração dos períodos de maturação em que os produtos permanecem no processo de fabricação; a capacidade, eficiência e desempenho dos empregados; a avalição da satisfação dos clientes etc.( MARION 2009, RIBEIRO2009)
Estes relatórios eram direcionados as funções: operacional, gerencial e estratégico, possibilitando uma orientação desde a produção até as decisões importantes para o crescimento do negocio. A Teoria Critica contribui para mudanças na Contabilidade Gerencial.
Com o passar do tempo às informações provenientes da contabilidade gerencial, teve um aumento em sua demanda, devido a expansão das indústrias: siderúrgicas e metalúrgicas no mundo. Com toda essa expansão os relatórios contábeis começa perder sua suficiência de informações, podendo este fator ser evidenciado na crise da Bolsa de Nova Iorque no final da década de 1920.
Foi neste momento que conceitos da Teoria Critica, promoveu mudanças significativas na Contabilidade Gerencial, por proporcionar uma analise imparcial, onde o foco deixou de ser inteiramente voltada para a organização, sendo este foco estendido para o âmbito social. Através destas mudanças a contabilidade gerencial, passa a padronizar seus relatórios, tornando- os mais confiáveis, visando atender também a esfera externa, onde surge a Entidade Contábil, composta por acionistas;

Relacionados