Teoria david mcclend

2254 palavras 10 páginas
A teoria empreendedora de David McClelland (CCEs - Características Comportamentais Empreendedoras) 1- A teoria empreendedora de David McClelland (CCEs).
Segundo o Psicólogo David McClelland, uma pessoa empreendedora, por sua teoria, é aquela que utiliza com certa freqüência e certa intensidade, as CCEs (Características Comportamentais Empreendedoras).

De acordo com McClelland (1961), o sucesso empresarial não consiste apenas no desenvolvimento de habilidades específicas, tais como finanças, marketing, produção, etc., nem apenas de incentivos creditícios e ou fiscais, mas também das habilidades atitudinais empreendedoras, através do aperfeiçoamento de tais características.

Segundo os estudos de McClelland, balizados por muitas pesquisas e experimentos, o indivíduo empreendedor tem uma estrutura motivacional diferenciada pela presença marcante de uma necessidade específica: a de realização.

A necessidade de realização impele o indivíduo a buscar objetivos que envolvem atividades desafiantes, com uma acentuada preocupação em fazer bem e melhor, que não são determinados apenas pelas possíveis recompensas em prestígio e dinheiro.

A USAID (Agência para o Desenvolvimento Internacional das Nações Unidas), a Management Systems International (MSI) e a McBeer & Company, empresa de consultoria de McClelland, iniciaram, em 1982, um projeto para estudos mais abrangentes do comportamento empreendedor. O projeto começou por um estudo em 34 países, identificando uma dezena de características do comportamento empreendedor, comuns aos empreendedores triunfadores, que foram agrupadas em três categorias de competências pessoais. As características que o empreendedor bem-sucedido deve ter ou tem que desenvolvê-las ou apenas aprimorá-las, de acordo com os estudos realizados por McClelland estão descritas a seguir.

Na tabela 1, são apresentadas cada uma das CCEs, seus três comportamentos característicos e comentários respectivos.
|CONJUNTO DE REALIZAÇÃO

Relacionados