Teoria das relaçoes humanas

Páginas: 7 (1670 palavras) Publicado: 31 de março de 2011
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Prof. Msc. Reynaldo Tajra França Filho
A Teoria das Relações Humanas (Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos.
Surgiu como conseqüência das conclusões da Experiência de Howthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores.
Movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração.
Deslocamento do eixo da ênfase nas tarefas e naestrutura para a ênfase nas pessoas.
Os trabalhadores e sindicatos passaram a visualizar e interpretar a Administração Científica como um meio de exploração de empregados a favor de interesses dos patrões.

ORIGEM
Necessidade de se humanizar e democratizar a Administração: libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica. Nesse sentido, a Teoria das Relações Humanas se revelouum movimento tipicamente americano e voltado para a democratização dos conceitos administrativos.
O desenvolvimento das ciências humanas: principalmente a psicologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial. As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.
As idéias da filosofia pragmática de JohnDewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin: foram fundamentais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é o fundador da Escola.
As conclusões da Experiência de Howthorne: realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.

A EXPERIÊNCIA DE HOWTHORNE
Em 1924 a Academia Nacional de Ciências dosEstados Unidos fez uma pesquisa para verificar a correlação entre produtividade e iluminação do local de trabalho.
Pouco antes, Elton Mayo conduzira uma pesquisa em uma indústria têxtil com elevadíssima rotatividade de pessoal, onde havia tentando inutilmente várias formas de incentivos salariais.
Quando Elton Mayo introduziu um intervalo de descanso, delegou aos operários a decisão sobre horáriosde produção e contratou uma enfermeira, em pouco tempo emergiu um espírito de grupo com aumento da produção e diminuição da rotatividade.
Experiência na fábrica de Howthorne da Western Electric Company, situada em Chicago, para avaliar a correlação entre iluminação e a eficiência dos operários, medida por meio de produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo.

PRIMEIRA FASE DAEXPERIÊNCIA DE HOWTHORNE
Escolha de dois grupos de operários que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas.
Um grupo de observação trabalhava sob intensidade de luz variável, enquanto o grupo de controle tinha intensidade constante.
Pretendia-se conhecer o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários.
Os observadores verificaram a existência de uma variável difícil de ser isolada,denominada fator psicológico.
Os operários reagiam à experiência de acordo com suas suposições pessoais.
Eles se julgavam na obrigação de produzir mais quando a intensidade de iluminação aumentava e, o contrário, quando diminuía.
Comprovou-se a preponderância do fator psicológico ao fator fisiológico.

SEGUNDA FASE DA EXPERIÊNCIA DE HOWTHORNE
Começou em 1927.
Foi criado um grupo de observação(ou grupo experimental): cinco moças montavam os relés, enquanto uma sexta operária fornecia as peças para abastecer o trabalho.
A sala de provas era separada do departamento (onde estava o grupo de controle) por uma divisão de madeira.
O grupo experimental tinha um supervisor, como no grupo de controle, além de um observador que permanecia na sala e observava o trabalho e assegurava o espírito decooperação entre as moças.
Foram convidadas para participar da pesquisa e informadas quanto a seus objetivos: determinar o efeito de certas mudanças nas condições de trabalho (períodos de descanso, lanches, redução no horário de trabalho.).
A pesquisa com o grupo experimental foi dividida em 12 períodos.
Verificou-se que as moças gostavam de trabalhar na sala de provas porque era divertido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das relações humanas
  • Teoria das relaçoes humanas
  • Teoria das relações humanas e comportamentais
  • Teoria das Relações Humanas
  • teorias das relações humanas
  • Teoria das Relações Humanas
  • TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
  • teoria das relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!