Teoria das relaçoes humanas

Páginas: 15 (3702 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 05

2. CONCEITO 05

3. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 07

4. CONCEITO DE MOTIVAÇÃO 07

5. MOTIVAÇÃO E COMPORTAMENTO 08

6. MOTIVAÇÃO E DESMPENHO 09

7. AS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS 10

8. ALGUMAS TEORIAS MOTIVACIONAIS 11

9. OUTRAS CONSIDERÇÕES 14

10. CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

1. INTRODUÇÃOCom o advento da Teoria das Relações Humanas uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. [...] A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas. Com a Teoria das Relações Humanas surge uma nova concepção sobre a natureza do homem, o homem social.(CHIAVENATO, 1999, p. 157-158)

2. CONCEITO

A Teoria das Relações Humanas ou Escola das Relações Humanas, foi a primeira corrente a abordagem humanista, teve em Elton Mayo (1880-1949) e Kurt Lewin (1890-1947) seus principais precursores. Surgiu como uma teoria de combate e oposição a Teoria Clássica. Ganhou força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque,em 1929.

Essa teoria criou novas perspectivas para a administração, visto que busca conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos.

Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica de forma muito mecânica, com os novos estudos o foco mudou e do Homo Economicus o trabalhador passou a ser visto como Homo Socialis. Apartir daqui começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisões e na disponibilização das informações para eles.

Foi fundada na sequência das conclusões obtidas em diversos estudos realizados em várias empresas norte-americanas.

Destes estudos destaca-se um, realizado entre 1924 e 1932, numa fábrica da Western Electric Company em Hawthorne(próximo de Chicago), localidade que veio a dar o nome ao estudo: Experiências de Hawthorne. O objetivo inicial destas experiências era o de determinar como as mudanças nas condições de remuneração e de trabalho (iluminação, temperatura, períodos de descanso, acidentes de trabalho, fadiga, rotação do pessoal, etc.) influenciam as pessoas e a sua produtividade do trabalho. Para isso é efetuada asubdivisão de uma oficina de rebobinagem em duas partes: numa são efetuadas alterações nos horários, no nível de luminosidade, nos tempos de descanso, etc., enquanto a outra é mantida como grupo de controle.

Tal como o esperado, as suposições de que a produtividade aumentava com a melhoria das condições de trabalho confirmaram-se nestas experiências. A grande surpresa ocorreu quando osinvestigadores observaram que a produtividade também aumentava quando as condições de trabalho eram deterioradas.

Chegou-se assim à conclusão de que as relações humanas e o ambiente de trabalho que daí resulta e a criação de laços entre os operários que se sentiam observados por uma administração preocupada com o seu bem-estar são muito mais importantes para o aumento da produtividadedo que as simples condições físicas e materiais de trabalho.

O princípio base da Teoria das Relações Humanas de que o homem tem necessidades sociais, deseja relacionamentos que lhe tragam alguma recompensa no local de trabalho e responde mais às pressões de grupo do que à autoridade dos superiores e ao controle administrativo, constitui a sua principal contribuição para a gestão. Éa partir daqui que nasce um novo tipo de gestão mais preocupada em conhecer as necessidades individuais e de grupo dos operários e a procurar a eficiência e a produtividade através da liderança, motivação e comunicação.

Por outro lado, é também a partir da Teoria das Relações Humanas que nasce o conceito de organização informal, onde são definidas, espontaneamente e através dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das relações humanas
  • Teoria das relaçoes humanas
  • Teoria das relações humanas e comportamentais
  • Teoria das Relações Humanas
  • teorias das relações humanas
  • Teoria das Relações Humanas
  • TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
  • teoria das relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!