Teoria das relações humanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria das Relações Humanas
Polianna da Costa Barbalho

RESUMO

Este presente estudo propõe-se apresentar a Teoria das Relações Humanas descrevendo suas principais fases e conclusões dela obtidas. E abordado também as criticas por ela sofrida e finalmente na conclusão é abordado às contribuições que a mesma deu para a criação da Escola Humanística da Administração.

PALAVRAS CHAVE:Relações Humanas, grupo formal e informal

INTRODUÇÃO

A Teoria das Relações Humanas, segundo Chiavenato (1993, p. 97) foi o movimento de reação e oposição a Teoria Clássica da Administração cuja ênfase era na estrutura organizacional sem a preocupação com as relações humanas. Os ideais desta escola foram trazer um novo aspecto para a recuperação das empresas que na época estavam em crise devido àquebra da bolsa de valores no ano de 1929, que causou uma grande recessão nos Estados Unidos com um alto índice de desemprego.



ORIGENS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Apresenta-se abaixo a origem da Teoria das Relações Humana, surgida da necessidade de humanizar e democratizar a administração, aliada ao desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicológica.

Necessidade dehumanização e democratização da administração

A Teoria das Relações Humanas revelou-se um movimento tipicamente americano e voltado para a democratização dos conceitos administrativos. Devido à necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando o operário dos conceitos rígidos e mecânicos da Teoria Clássica, adequado a novos padrões de vida americanos.

Desenvolvimento dasCiências Humanas

Outro fator importante foi o desenvolvimento das ciências humanas, especialmente a psicologia, que contribuiu com sua crescente influência intelectual, aplicando suas teorias na organização industrial, com isso demonstrando a forma inadequada dos princípios da Teoria Clássica.

As “idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin”

Ascontribuições filosóficas foram fundamentais para o humanismo na Administração, destacando-se Elton Mayo como fundador da escola e Dewey e Lewin como contribuintes para sua concepção, a sociologia de Pareto foi também essencial para constituição desta escola.

As conclusões da Experiência de Hawthorne

Os resultados da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de EltonMayo, foram determinantes instigar a oposição aos princípios postulados da Teoria Clássica da Administração.



EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE E SUAS CONCLUSÕES

No intervalo de cinco anos deu-se início a nova teoria calcada em valores humanísticos na Administração cuja intenção principal era contrapor-se a teoria anterior que era voltada para a tarefa e estruturação, em função disto descreve-se aseguir as quatro fases da experiência de Hawthorne, cujos princípios foram utilizados como base para formação de uma nova teoria baseada em valores humanísticos.

Fase 1- Conhecer o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários.

Com esta experiência comprovou-se a importância do fator psicológico sobre o fator fisiológico, baseado na comprovação da oscilação de iluminação afetava aprodução dos operários. Quando a iluminação aumentava sua produção aumentava, quando a iluminação diminuía sua produção caia.

Fase 2 – Observação, controle do grupo de trabalho.

O intuito desta experiência foi determinar o efeito de mudanças nas condições de trabalho alternando períodos de descanso, lanche, redução no horário de trabalho. Todos os envolvidos nesta pesquisa eram informados arespeito dos resultados e as modificações eram antes aprovadas pelo grupo. O grupo era convidado para que trabalhassem no período normal e que ficasse a vontade.

Das conclusões desta experiência podemos destacar que havia um ambiente amistoso e sem pressões, não havia temor ao supervisor, houve um desenvolvimento social do grupo experimental e o grupo desenvolveu a liderança e os objetivos...
tracking img