Teoria das relações humanas, teoria esttruturalista e teoria comportamental

627 palavras 3 páginas
Teoria das Relações Humanas, Teoria Estruturalista e Teoria Comportamental

1. Na visão do grupo, qual a explicação para o surgimento da Teoria das Relações Humanas?
A Teoria das Relações Humanas surgiu em decorrência de falhas nas teorias Científica e Clássica, tal como a forte tendência à desumanização do trabalho encontrada em tais teorias. Exigia-se a máxima eficiência dos empregados e isso acabava sufocando-os. Era o chamado conflito social, ou seja, os trabalhadores se preocupavam em cumprir os objetivos da empresa e deixavam de lado seus objetivos pessoais. Surgiu, então, com a Teoria das Relações Humanas, uma maior preocupação com o bem estar dos empregados.

2. Qual autor principal representa essa teoria?
O principal representante da Teoria das Relações Humanas é Elton Mayo.

3. Existem críticas severas a respeito?
Essa teoria foi muito criticada porque supervalorizava o ambiente informal de trabalho, ou seja, baseava-se nas relações entre empregados, nos grupos informais que esses formavam dentro da organização, em como um bom relacionamento com colegas de trabalho influenciava na produção individual. Tudo isso fez com que os trabalhadores fossem vistos e analisados de forma muito romântica, e essa visão foi fortemente criticada. Outra crítica recaiu sobre a falta de comprovação científica para tais teorias.

4. Quais são as principais utilizações da Teoria das Relações Humanas nos dias atuais?
A principal aplicação da Teoria das Relações humanas se deve ao surgimento e desenvolvimento da área de Recursos Humanos dentro das organizações. Conseqüentemente, houve grande avanço nas áreas da Psicologia e Sociologia.

5. Quais são os aspectos positivos em relação ao desenvolvimento da Teoria das relações Humanas?
Com o surgimento da Teoria das Relações Humanas, as empresas passaram a observar influência e a importância das relações informais dentro das organizações, ou seja, puderam concluir que o nível de produção era

Relacionados