Teoria das necessidades interpessoais de william schutz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas
Teoria das Necessidades Interpessoais de William Schutz
Introdução:
Nova equipe quando assumi a Gerência deste departamento. Essa equipe havia sidoreformulada e era composta por 7 pessoas com uma convivência de menos de 1 ano. Durante o processo de ser o novo gestor dessa equipe durante 3 anos, convivi de forma clara exemplos do processodescrito por Shutz.
Caso:
No momento da minha chegada, houve um processo forte de troca de interação entre todos, por minha parte uma necessidade enorme de conhecer a equipe em todos os aspectos,conhecimento e ritmo de trabalho, comportamentos e a relação entre eles, e por parte da equipe uma necessidade de conhecer como seria o novo chefe, até porque o anterior era extramente centralizador e somentepassava os trabalhos mais simples para a equipe, a mesma se sentia desvalorizada e ansiosa por novos desafios. Percebendo essa lacuna, passei primeiro e incluí-los no conhecimento e a participaçãonos objetivos do departamento perante a empresa, neste momento minha liderança foi determinada, porém de uma forma participativa. Observei um primeiro reconhecimento da liderança por poder legítimo edepois por poder de referência.
Percebi alguns desentendimentos entre as duas colaboradoras mais experientes, aonde diariamente cada uma delas traziam problemas de ordem profissional e às vezespessoal. Implantei a necessidade de que todos conhecessem o trabalho de todos, ou seja, todos serem “back-up”, a situação se amenizou, já que as tarefas de cada um eram conhecidas por todos e supostasdiferenças não existiam e também a necessidade de cada um ter que ensinar seu trabalho aproximou de forma positiva. Durante o processo tiveram alguns momentos de insegurança por parte da equipe e também dealguns colaboradores, se dizendo que não eram capazes, neste período tive que intensificar o coaching com cada um. Após 1 ano e meio, a equipe desenvolveu uma sinergia muito boa, desenvolvendo até...
tracking img