Teoria da repartição

Microeconomia.
A microeconomia é chamada de teoria dos preços, uma vez que postula à articulação e coordenação das ações dos produtores e consumidores, através do sistema de livrefuncionamento dos preços. A microeconomia desenvolve as teorias do consumidor, da produção e da distribuição/repartição.

Teoria da Repartição/Distribuição.
É a aplicação conjunta de trabalho,maquinaria e capital no processo produtivo gera um produto, o qual se divide entre as três classes da sociedade: proprietários de terra (sob a forma de renda da terra), trabalhadores assalariados (soba forma de salários) e os arrendatários capitalistas (sob a forma de lucros do capital). O papel da ciência econômica seria, então, determinar as leis naturais que orientam essa distribuição,como modo de análise das perspectivas atuais da situação econômica, sem perder a preocupação com o crescimento em longo prazo.
Distribuição de:
- Bens (qualquer objeto que, direta ouindiretamente, proporcione utilidade para o consumidor)
- Renda (remuneração dos fatores de produção: salários, aluguéis, juros e lucros)
- Riqueza (abundância na posse de dinheiro e propriedadesmóveis, imóveis e semoventes)

-------------------------------------------------
Teoria da distribuição neoclássica
-------------------------------------------------
Na economia neoclássica,a oferta e demanda de cada fator de produção interage no mercado dos fatores para determinar o equilíbrio da produção, da renda e sua distribuição. A demando dos fatores, por sua vez, incorporaa relação de produtividade marginal daquele fator no mercado dos fatores produtivos. A análise se aplica não só para capital e terras, mas a distribuição de renda nos mercados de trabalho.Numa economia perfeitamente competitiva, o equilíbrio de mercado resulta em eficiência de alocação no que tange ao mix de produção e em eficiência distributiva no mix mais barato de fatores de...
tracking img