Teoria da relatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria da Relatividade foi publicada em 1905 por Albert Einstein, um físico alemão que ficou mundialmente famoso devido à formulação dessa teoria, considerado o mais memorável de todos os tempos.Essa teoria é o conjunto de outras duas teorias científicas: a Relatividade Restrita que foi a primeira a ser publicada por Einsten e nela mostra um caso particular do princípio da relatividade emque efeitos da gravidade são ignorados. A outra é a Teoria Geral da Relatividade, publicada dez anos após a primeira, essa versão é a mais ampla, integrando os efeitos da gravitação, surgindo então anoção de espaço-tempo curvo.

A Teoria da Relatividade se consiste na idéia que o espaço-tempo consiste de uma variedade que se diferencia em 4 dimensões pseudo-riemanniana, o que permite que noçõesde geometria seja utilizadas, também surge a idéia de velocidade da luz invariante.
Ao longo da história da filosofia e da ciência já falavam em relatividade, pois os estudiosos já iamcompreendendo que dois referenciais diferentes oferecem visões perfeitamente plausíveis, ainda que diferentes, de um mesmo efeito. Esse princício da relatividade foi introduzido na ciência moderna por Galileuque afirmava que o movimento retilíneo uniforme só tem algum significado quando comparado com algum ponto de referência. Segundo Galileu não existe sistema de referência absoluto pelo qual todos osmovimentos possam ser medidos. Ele estava se referindo à posição relativa do Sol com as estrelas de fundo. A partir dessa idéias Galileu desenvolveu cinco leis do movimento quanto a mudanças dereferenciais. Depois dele surgiram muitos historiadores e físicos, incluindo o brilhante Isaac Newton que ajudaram no desenvolvimento da teoria, entre eles o físico italiano Olinto De Pretto, a quem atribuema criação da famosa fórmula que explica a relação entre massa e energia. E segundo comentários ele desenvolveu a fórmula dois anos antes de Einsten, e que também teria previsto o seu uso para fins...
tracking img