Teoria da personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Porque existem várias teorias da personalidade?

R: A conduta humana é, no entanto, reconhecidamente complexa. Esta parece ser a principal razão para a existência de comportamento, tantas teorias da personalidade.

O comportamento não é determinado por um único fator e sim por muitos, e de natureza diversa. Diante de tão amplo e complexo campo de investigação, diferentes grupos de estudiososenfatizaram espécies diferentes de observações, diferentes aspectos do comportamento o que, inevitavelmente, se refletiu em diferentes espécies de teorias da personalidade.

Além desta outra razão pode ser o fato dos teóricos da personalidade usarem instrumentos diversos em seus estudos, diferentes fontes para obter seus dados, o que também, se traduz em diferentes teorias da personalidade.Apontar os diferentes métodos de estudo que levaram à formulação da Teoria Psicanalítica, explicando mais detalhadamente o da associação livre.

R: Inicialmente foi usada a hipnose no tratamento de pacientes, método empregado na época. Freud concluiu que tais fenômenos não tinham um comprometimento físico ou neurológico como acreditavam os médicos da época. Dali concluiu que a conduta humanapoderia ser influenciada não somente pelos conteúdos psíquicos conscientes mas também inconscientes. Com esta descoberta mudou o centro de interesse da psicologia da época, do consciente para o inconsciente.

Aos poucos, Freud criou a técnica que se tornou o processo padronizado da psicanálise: o método catártico ou de associação livre. Em que consiste este método?

O paciente recebe instruçõespara dizer tudo o que lhe ocorrer no momento, mesmo as idéias que lhe parecem repugnantes, insignificantes ou portadoras de ansiedade, sem tentar dar lógica ou coerência à seqüência de idéias. Portanto, o inconsciente é o verdadeiro objeto da investigação psicológica. Assim sendo, a Psicanálise converteu-se numa nova ciência, pois ela reúne dois elementos básicos: um novo objeto para a investigação– O Inconsciente e um método apropriado para a levar a cabo – O Método da Associação Livre.

Nomear e caracterizar os três sistemas da personalidade segundo a concepção psicanalítica e referir-se às relações que estabelecem entre si e com os três níveis de consciência.

R: A personalidade é composta por três grandes sistemas: o id, o ego e o superego.

ID: é a única fonte de toda energiapsíquica (libido). É de origem orgânica e hereditária. Apresenta a forma de instintos inconscientes que impulsionam o organismo. Há dois tipos de instintos: de vida, tais como fome, sede e sexo; e os de morte, que apresentam a forma de agressão. O id não tolera a tensão. Se o nível de tensão é elevado, age no sentido de descarregá-la. O princípio de redução de tensão, pela qual o id opera chama-seprincípio de prazer. O id, no entanto, não conhece a realidade objetiva, por isso não pode satisfazer as necessidades do organismo. Surge então o ego.

EGO: existe porque são necessárias transações apropriadas com o mundo objetivo da realidade. O ego opera pelo princípio da realidade. Para realizar suas funções, isto é, procurar satisfazer objetivamente as necessidades do id, o ego tem o controle detodas as funções cognitivas como perceber, pensar, planejar e decidir.

SUPEREGO: é o representante interno das normas e valores sociais que foram transmitidas pelos pais através do sistema de castigos e recompensas imposto à criança.

Com a formação do superego, o controle dos pais é substituído pelo autocontrole. O superego nos pune através do remorso, do sentimento de culpa, quando fazemosalgo de errado, e também nos recompensa (sentimos satisfação, orgulho) quando fazemos algo meritório. As principais funções do superego são: inibir os impulsos do id principalmente os de natureza agressiva e sexual, e lutar pela perfeição.

Descrever os estágios psicossexuais estabelecidos pela Teoria Psicanalítica e referir-se à sua importância para o posterior comportamento adulto normal....
tracking img