Teoria da Norma Jurídica
Norberto Bobbio
Resumo: Kerlly Barbara Mariano dos Santos




Resumo: Teoria da Norma Jurídica
Autor: Norberto Bobbio


Capítulo 1
O DIREITO COMO REGRA DE CONDUTAUm Mundo de Normas
Direito = conjunto de normas, regras de conduta
A experiência jurídica é uma experiência normativa
Desde o nosso nascimento, somos guiados durante todo o tempo por regras –sejam elas as que os pais impõem ou que os professores impõem. Elas fazem parte do processo educativo
Desde sempre, temos que obedecer: isso pode, isso não pode... LIMITAÇÃO DAS VONTADES
Há normasque proíbem e as que indicam o que fazer
O direito constitui uma parte notável, e talvez a mais visível da nossa experiência normativa
De acordo com os tipos de normas que eram seguidas pordeterminada sociedade é possível conhecê-la: cada sociedade possui uma forma de vida, que foi esculpida por um longo tempo. O papel do direito, ou do “normativo” na História das sociedades é de manter aordem, minimizando então os desentendimentos dentro delas, ordenando dentro de limites, para que aquela sociedade pudesse continuar existindo e de forma equilibrada.


Variedade e Multiplicidade dasNormas
Não existe somente um tipo de normas: existem as normas jurídicas, os preceitos religiosos, regras morais, sociais, costumeiras, sociais, etc.
As sociedades nascem dos mesmos interesses epensamentos de vários indivíduos.
Cada grupo deste, ou sociedade, ou até mesmo o indivíduo singular, estipulam para si seus objetivos.
Para atingi-los, ao longo do tempo, o homem pode compreender que:PARA ATINGIR A, DEVE AGIR COMO B.
Toda e qualquer regra de conduta tem por objetivo influenciar o comportamento dos indivíduos em agir desta ou daquela forma – os guiam a certos pontos intencionalmente.Todas têm em comum o fato de serem normas, apesar de terem suas finalidades, conteúdo, tipo de obrigação que impõem validade, sujeitos aos quais se dirigem etc., muito diferentes.
Para cada ação... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Teoria da norma juridica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Da-Norma-Juridica/885083.html

MLA

"Teoria da norma juridica" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Da-Norma-Juridica/885083.html>.

MLA 7

"Teoria da norma juridica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Da-Norma-Juridica/885083.html>.

CHICAGO

"Teoria da norma juridica." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Da-Norma-Juridica/885083.html.