TEORIA DA NECESSIDADE DE CONQUISTAS PESSOAIS DE McCLELLAND

270 palavras 2 páginas
David McClelland foi um psicólogo americano que desenvolveu a teoria das necessidades de realização, sendo consideradas necessidades secundárias pois acreditava que os indivíduos não nasciam com essas necessidades, mas as adquiriam socialmente ao longo do tempo. Essa teoria foi divulgada através da publicação de seu livro “The Achieving Society” em 1961.
McClelland afirmava que no local de trabalho predominavam no comportamento dos indivíduos três tipos de necessidades adquiridas: necessidade de realização, necessidade de afiliação e necessidade de poder (LOPES & FILHO, 2003).
A necessidade de realização reflete o desejo de atingir objetivos desafiadores de maneira eficiente e eficaz para alcançar o reconhecimento pelas conquistas obtidas. Os funcionários com essa necessidade geralmente prosperam em seus trabalhos, pois, costumam correr riscos apenas calculados, utilizar de maneira adequada os feedbacks recebidos e frequentemente gostam de trabalhar sozinhos (BRONDANI & SILVA, 2003).
A necessidade de afiliação reflete o desejo de estabelecer e/ou manter relações pessoais afetivas com outros indivíduos. Os funcionários com essa necessidade vivem constantemente em busca de aprovação, pois, costumam escolher amigos para trabalhar ao invés de especialistas e evitam decisões contraditórias. Além disso, esses funcionários preferem colaboração ao invés de competição e costumam trabalhar muito bem em equipe, entretanto, são deficientes no quesito liderança (BRONDANI & SILVA, 2003).
A necessidade de poder reflete o desejo que o indivíduo possui de controlar meios, influenciar e ser responsável por outras pessoas. Os funcionários com essa necessidade tentam se destacar diante dos demais, sendo que assumem mais riscos na intenção de impressionar, pois gostam da competição, do status e do reconhecimento (BRONDANI & SILVA, 2003).

_Trecho do Trabalho de conclusão de curso MBA de Gerenciamento de

Relacionados