Teoria da literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA LITERATURA


RESUMO


O presente artigo tem a intenção de oferecer ao leitor informações altamente relevantes sobre o tema Teoria da Literatura, tentando constituir um conjunto coerente de conhecimentos. Este artigo contém o registro de concepções sobre Teoria da Literatura e os Clássicos Literários bem como relatos sobre a História da Teoria Literária e Gêneros Literários. Emseguida trataremos da Literariedade, como objeto de estudo da Teoria Literária. Por conta dessas informações levadas aos leitores, intenciona-se que os mesmos compreendam tendo uma visão crítica sobre o tema, sendo essa compreensão necessária para melhor entendimento da leitura deste artigo.

Palavras chave: Teoria da Literatura, conhecimento, literariedade e compreensão.INTRODUÇÃO

Esse artigo tem como tema “Teoria da Literatura” e tem a pretensão de levar os leitores e apreciadores da Literatura a compreensão do que o tema citado acima venha ser, estudando o objeto ou fatos que constituem seu campo de trabalho.
Sabe-se que a Literatura tornou-se um objeto de investigação desde as origens da civilização ocidental e vem sendoestudada por várias disciplinas, tais como: Poética, História da Literatura, Crítica Literária, Ciências da Literatura, Estética. Segundo Massaud Moisés, a Literatura “é uma forma de conhecimento que se expressa por palavras escritas e polivalentes, representando a união da realidade com a irrealidade.”
Partindo desse princípio o espaço entre as três dimensões: a análise; a crítica e a teoria literáriaé ocupado pela História Literária que não só se serve das três disciplinas como incide sobre cada uma delas, todas trespassadas de historicidade. Portanto a Teoria Literária estuda a literariedade, a evolução literária, os períodos da literatura.
Dentro desse campo literário, o conhecimento que temos de nós mesmos e da realidade que nos envolve pode ser prático e teórico. O conhecimento prático éproduto da natural experiência da vida, ao passo que o teórico é produto da elaboração mental dessa experiência em termos científicos ou filosóficos. Desse modo surge o principal objeto de estudo da teoria literária: a obra escrita.
Esperamos que esse estudo contribua para aprofundar às discussões já realizadas e conscientizar os leitores e apreciadores da literatura que o objeto de estudo dateoria literária é a obra escrita, que elabora de forma especial a linguagem, constituindo universos ficcionais ou imaginários.


1- Literatura na Antiguidade.
Dando início à concepção de Literatura na antiguidade se faz necessário tecer comentários que dizem respeito às obras de Platão, Aristóteles, Horácio e Quitiliano. Aristóteles leva em consideração tanto a poética como a “arte retórica”.Em se tratando de retórica aristotélica são incluídos grandes estudos ou obras que expõe ou desenvolve os princípios de uma ciência ou arte com diferentes apresentações acerca de Quitiliano que para ele a imitação retórica não era uma simples cópia dos modelos, mas uma maneira e uma oportunidade de tomar contato com as suas virtudes. Com isso torna-se abrangente o campo de conhecimento para oleitor. Isso faz com que os estudos literários e a arte retórica se tornem mais importantes.
Quitiliano, o grande teórico e professor de retórica da antiga Roma foi quem consagrou o uso da “Literatura como equivalente ao grego gramática”. Ele distingue duas partes de gramática: O uso correto da língua e a explicação dos poetas.
A palavra literatura despojou-se do conhecimento com a “gramática”assumindo o sentido especial que em nossos dias, apresenta, somente a partir dos fins do século XVIII.
Segundo o professor Amora, na sua excelente “teoria da literatura” destaca-se duas eras: a clássica e a moderna. A primeira vai desde a época dos sofistas até o século XVIII, e a segunda parte do romantismo até nossos dias. Para ambas as eras podem ser formulados dois conceitos: um amplo, outro...
tracking img