Teoria da informacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Introdução à Teoria da Informação

Codificação de Huffman e Shannon-Fano-Elias.

Professor: Élvio
Alunos:
- David Freitas Moura Mota 0303531
- Cincinato Furtado- Pierre Khalil

Índice

1 – Objetivo
2 – Introdução Teórica
3 – Implementação
4 – Resultados

1 – Objetivo

Implementar, mediante a linguagem de programaçãoMATLAB, os algoritmos de SHANNON-FANO-ELIAS e HUFFMAN para a codificação de fonte com o alfabeto q-ário.

2 – Introdução Teórica

2.1 – Codificação de SHANNON-FANO

A codificação deShannon-Fano é um método de estatístico de compressão sem perda de dados que gera códigos de tamanho variável para cada símbolo dos conjunto de dados a ser comprimido de acordo com sua probabilidadede ocorrência. Este método foi descrito em 1948 por Claude Shannon em seu famoso artigo "A Mathematical Theory of Communication" e atribuído à Robert Fano. O método é anterior ao de codificação deHuffman, e apesar de bastante eficiente e prático, gera resultados sub-ótimos.
A construção do código a ser usado para a compressão segue um algoritmo bastante simples. Inicia-se com o levantamentodas probabilidades de ocorrência de cada símbolo. Para efeitos práticos, a contagem do número de ocorrências de cada símbolo nos dados a serem comprimidos é o suficiente. Ordena-se então esta listade probabilidades em ordem decrescente e separa-se a lista em duas partes de forma que cada uma dessas partes tenha aproximadamente a mesma probabilidade (i.e. a soma da probabilidade de cada símbolode uma parte seja o mais próximo possível de 50%). A cada uma dessas partes atribui-se o primeiro dígito como sendo 0 (primeira parte) ou 1 (segunda parte). A cada metade que tiver mais de um dígitoaplica-se o mesmo processo, concatenando os dígitos atribuídos em cada etapa. A seqüencia de dígitos que cada símbolo obteve nesse processo (os dígitos correspondentes a cada metade de que ele fez...
tracking img