Teoria da iluminação em Santo Agostinho

1 INTRODUÇÃO

O advento do Iluminismo tem como uma das características principais a ascensão da ciência enquanto marca da supremacia da racionalidade humana. O homem se sente convocado acomprovar cientificamente tudo aquilo que diz respeito às humanidades, desde a prática cotidiana de produção e conservação de alimentos e gêneros não renováveis, chegando até os pressupostos éticos,estéticos, políticos e, principalmente, religiosos. Nesse contexto, provar cientificamente a existência de um ser transcendente torna-se um desafio a ser perseguido. A Filosofia entendida enquanto construção ereflexão sobre a historicidade do pensamento humano mantém atual essa temática.
Um dos caminhos propostos para o seu enfrentamento, o pensamento de santo Agostinho (2011) se faz atual e pleno depossibilidades no cenário filosófico contemporâneo. Assim, este trabalho tem por objetivo correlacionar a teoria da Iluminação e a busca de Deus pela inteligência, no sentido de uma recíprocasustentabilidade no que concerne à questão da relação entre fé e razão.
A proposta é esclarecer sobre o conceito de Iluminação da razão humana no referido autor e como a inteligência pode alcançar Deus. Issosignifica tentar descobrir como, para Agostinho, se dá a relação do homem com o transcendente, ou seja, com o totalmente outro e as bases metafísicas que incidem sobre o ser humano concreto, na suacontingência.
Seguindo esse raciocínio, é necessário compreender a conexão entre ambas as propostas agostinianas que, no seu entender, são frutos da ação de Deus sobre o homem e caminho para que omesmo possa conhecê-Lo. O que será buscado é o entendimento de como Ele permite ser conhecido pela inteligência humana, e ainda, os meios que Ele oferece para que o homem, contingente, imperfeito,conscientize-se da Perfeição e se proponha a buscá-la. Assim, essa busca do homem por Deus, a forma com que ele estabelece esse caminho é também objetivo deste trabalho.
Ao tratar sobre a teoria da...
tracking img